Antes de participar de uma das provas mais importantes do ensino médio, é necessário conferir as informações sobre a taxa de inscrição ENEM 2024. É sobre isso que vamos falar nesse artigo, então, não deixe de conferir até o final!
Por que o ENEM tem taxa de inscrição?
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova aplicada pelo governo federal brasileiro no final de cada ano letivo. A finalidade inicial é avaliar o conhecimento dos estudantes que concluíram ou estão concluindo o ensino médio.
Com o tempo, este exame ganhou outras finalidades, sendo a principal delas assim, a prova que possibilita o ingresso em uma universidade. Seja por meio de processos seletivos das próprias instituições (substituindo, em alguns casos, o vestibular e em outros complementando), ou por meio de programas do governo.
Apesar da prova do ENEM ser uma iniciativa do governo, a taxa de inscrição visa cobrir as despesas do exame. Entre elas, a elaboração das questões, impressão das provas, a logística de distribuição dos cadernos de prova, a correção das redações, entre outras.
Além disso, é importante lembrar que o ENEM é um exame de grande escala, que envolve milhões de estudantes em todo o país. Isso exige um alto investimento financeiro para a sua realização. Portanto, a cobrança da taxa de inscrição é uma forma de garantir que o exame seja realizado de forma eficiente e com qualidade.
O ENEM tem isenção de taxa?
Sim, existem algumas condições nas quais os alunos podem solicitar a isenção. Afinal, o ENEM avalia alunos de escolas públicas e particulares, e cobra uma taxa, que apesar de ser acessível, para alguns estudantes, realmente pode ser difícil pagar.
No entanto, para garantir que todos tenham acesso, o governo disponibiliza a isenção para os alunos nas seguintes condições:
- Estão cursando o último ano do ensino médio em escola da rede pública;
- Cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
O período para solicitar a isenção é entre 17 e 28 de abril, com o resultando ficando disponível no dia 8 de maio. Vale destacar que independente de ser aceito ou não o pedido, é necessário que o participante se inscreva no ENEM.
Valor e prazos para pagar a taxa de inscrição ENEM 2024
Como dissemos antes, o ENEM cobra uma taxa que serve para ajudar a custear este exame de proporção nacional. Assim, os estudantes que não estão isentos da taxa de inscrição devem pagar o valor de R$85,00. O período para realizar o pagamento é até o dia 8 de maio.
Desse modo, para acessar o boleto do ENEM, o aluno tem a opção de encontrá-lo na Página do Participa, do Inep.
Assim que o aluno faz a sua inscrição, no fim do formulário há a opção Imprimir Boleto. Se você precisar da segunda via, portanto, é possível acessá-la facilmente dentro do período de inscrição. Basta localizar a opção Acompanhamento de Inscrição e clicar em Gerar novo boleto.
Com informações: GOV