Embora as provas do Enem tenham um grande volume de conteúdo para se estudar, a redação é a parte que assusta mais a maioria dos participantes. Se você está se preparando para o Exame veja aqui possíveis temas da redação Enem 2023 para você estudar e se dar bem.
Por que fazer o Enem?
Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) inicialmente foi desenvolvido com o propósito de avaliar o desempenho de formandos do Ensino Médio. Posteriormente, se tornou a principal ferramenta para jovens menos favorecidos acessarem à educação superior.
Há 14 anos milhares de estudantes acessam universidades públicas e privadas de todo o país, usando sua nota do Enem. Isso porque o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Programa Universidade para Todos (Prouni) selecionam seus candidatos usando a pontuação como base.
Além disso, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) também usa as notas do Enem em seu processo seletivo para fornecer empréstimo estudantil. Eventualmente, algumas universidades também aceitam a pontuação de forma direta e para melhorar a classificação dos candidatos.
Metodologia de avaliação do Enem
Divididas em dois dias, as provas do Enem contam com 180 questões objetivas de múltipla escolha, além da redação. As provas objetivas abordam temas de quatro áreas de conhecimento do Ensino Médio, enquanto a redação tem o tema proposto pela banca.
As questões são avaliadas utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que as pontua por nível de dificuldade, indiferente da disciplina ou área de conhecimento. Dessa forma, os candidatos podem tirar em cada uma das quatro provas até mil pontos.
Já a redação, a qual os participantes também podem ter uma pontuação de até mil, tem seus próprios critérios de avaliação, que são:
- Desenvolvimento do tema em dissertação argumentativa;
- Defesa do ponto de vista escolhido sobre o tema;
- Construção da argumentação sobre seu ponto de vista;
- Elaboração de propostas para resolver o problema do tema;
- Domínio da língua escrita.
Para chegar a sua pontuação final, o candidato deve somar as notas das quatro provas e da redação, e dividir o resultado por cinco.
Temas da redação Enem 2023
A cada edição do Enem, os candidatos precisam abordar um novo tema na redação, escolhido pela banca, divulgado apenas no momento da prova. De forma geral, o tema trata de assuntos atuais de política, saúde, segurança pública, qualidade de vida, meio ambiente, tecnologia, entre outros.
Apesar de não ter como saber o exato tema que a banca vai indicar antes do momento da prova, é possível se preparar para a redação antecipadamente. Basta ficar atento aos assuntos mais discutidos nas mídias em geral.
Seguindo essa linha de pensamento, veja abaixo alguns assuntos que podem ser considerados possíveis temas da redação Enem 2023:
- Crescimento da violência escolar no Brasil;
- Possíveis impactos da Inteligência Artificial (IA);
- Necessária preservação da Floresta Amazônica;
- O racismo no futebol;
- A obesidade como uma questão de saúde pública.
Redação Enem 2023 nota mil
Além de estudar os temas da redação Enem 2023 aqui sugeridos, você também pode usar a Cartilha elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O documento foi criado com a finalidade de ajudar os candidatos a elaborar uma redação nota mil.
Na cartilha você encontra informações completas sobre a metodologia de avaliação da redação e respostas a dúvidas frequentes. Assim como esclarece dúvidas, o documento dá dicas e fornece algumas redações nota mil da edição de 2022, com comentários.
Veja abaixo um passo a passo de como acessar a Cartilha:
- Acesse o portal oficial do Inep clicando aqui;
- Em Áreas de atuação, clique em Avaliações e Exames Educacionais;
- Na nova página clique em Enem;
- Desça a página até a seção Saiba Mais, então clique em Outros Documentos;
- Em Guias, Cartilhas e Manuais, clique em Cartilha do Participante – A redação do Enem 2023;
- Pronto, agora é só fazer o download da Cartilha e aproveitá-la da melhor forma possível.