O Tesouro Educa+ vale a pena? Bom, a resposta vai depender exatamente de uma série de análises particular de cada estudante. Por isso, veja todas as informações antes de buscar tal opção!
O que é o Tesouro Educa Mais? Vale a pena?
Para entender se o Tesouro Educa+ vale a pena, é preciso entender o que é. Lançado em parceria com a B3, é um novo produto que oferece uma abordagem diferenciada para financiar os estudos de outra pessoa.
Nesse sentido, o programa de financiamento estudantil baseia-se nos princípios do Tesouro RendA+, mas com um foco específico na educação. A partir de R$30,00 mensais, o cidadão pode investir em um título de tesouro que no futuro renderá os fundos necessários para determinados fins educacionais.
Como funciona o Tesouro Educa+?
Diferentemente de outros títulos de tesouros, o Educa+ apresenta um fluxo específico dividido em duas fases: acumulação e pagamento. Nesse sentido, durante a acumulação, os investimentos geram rendimentos sem a necessidade de pagamentos mensais.
Já na fase de pagamento a partir de uma data escolhida pelo investido junto ao Tesouro Educa+, gera uma renda estável pelo período de 5 anos, condizente com a média registrada nas universidades brasileiras.
Quais as vantagens do Tesouro Educa+? Vale a pena?
A resposta é: precisa analisar caso a caso. O Tesouro Educa+ oferece isenção da taxa de custódia para investidores que mantêm seus títulos até o vencimento. A isenção é válida para rendas mensais de até 4 salários-mínimos, proporcionando benefícios fiscais significativos.
O investidor também conta com um período de carência para resgates antecipados e uma alíquota regressiva de Imposto de Renda. Além disso, o Tesouro Educa+ pode valer a pena por assegurar a rentabilidade acima da inflação durante os 5 anos de pagamentos mensais.
Um dos pontos destacados também para a viabilidade é a flexibilidade do Tesouro Educa+, que permite adaptar o investimento às necessidades específicas de cada filho. Assim, pode-se criar planos diferentes e personalizados.
Como inscrever-se para o Tesouro Educa+?
O primeiro passo é acessar o site oficial do Tesouro Direto, onde você encontrará um simulador específico para o Tesouro Educa+, que permite fazer uma análise personalizada de acordo com as características do investimento desejado.
Por sua vez, no simulador, o cidadão precisará informar idade do beneficiário, idade de início da universidade e valor da renda mensal desejada. Com base nas informações fornecidas, o simulador calculará as melhores opções de títulos do Tesouro Educa+ para o seu perfil.
Além disso, também mostrará o valor mensal que você precisará investir para alcançar a meta de renda desejada. Após receber as recomendações do simulador, você poderá escolher o título que melhor se alinha aos seus objetivos.
Nesse sentido, há 16 opções disponíveis para os estudantes, visto que a principal diferença está na data de início dos pagamentos mensais. O cidadão precisa cadastrar-se no site do Tesouro Direto, um processo que leva apenas alguns minutos.
Após o cadastro, você poderá realizar seus investimentos no Tesouro Educa+. O site do Tesouro Direto oferece uma interface amigável para facilitar o processo de compra dos títulos. Você pode escolher investir mensalmente ou fazer aportes adicionais conforme sua disponibilidade financeira.
Tesouro Educa Mais Vale a Pena?
A resposta vai depender exatamente de cada caso. No geral, o Educa+ consegue oferecer uma gestão confortável e uma opção viável para financiar os estudos, sendo mais uma para ajudar o público que pretende formar-se na universidade. Logo, o melhor é fazer as contas!