Vestibulares mais Fáceis de Passar 2024: Lista e Nota de Corte

Encontrar os vestibulares mais fáceis de Passar 2024 pode fazer muita diferença no momento de decidir onde você continuará os seus estudos. Nosso artigo, portanto, traz algumas das instituições com os vestibulares com as menores notas de corte.

Três alunos formadas posando para a foto de formatura
Imagem: Reprodução/Pexels

 

Procurando um curso fácil de entrar?

O vestibular é uma prova de acesso ao ensino superior que pode ser um grande desafio para muitos estudantes.

No entanto, com tantas opções de cursos e universidades, é comum ficar na dúvida sobre quais são os vestibulares disputados em 2024 e o mais fácil de passar.

Na verdade, não existe uma resposta única para essa pergunta, pois a dificuldade de um curso pode variar de acordo com cada edição.

Além disso, fatores como o método de avaliação e a quantidade de participantes, também influenciam o nível de dificuldade.

 Quanto Tempo vale a Nota do ENEM? Até quando posso usá-la?

Menina escrevendo em um caderno
Imagem: Reprodução/Pexels

Contudo, é possível identificar alguns cursos que, de modo geral, são considerados mais fáceis de passar.


Cursos mais fáceis de passar 2024

Abaixo reunimos alguns dos cursos com maiores incidências de menores notas de corte diferentes vestibulares e edições. Claro que em algumas instituições, e de acordo com certas modalidades, o curso pode ser mais concorrido.

  • Filosofia: a filosofia estuda a natureza do conhecimento, da realidade e da existência. É uma área que exige raciocínio lógico e capacidade de reflexão, mas não demanda um alto nível de conhecimento específico;
  • Ciências Sociais: as ciências sociais investigam as relações humanas e a sociedade. Ter conhecimento prévio na área de humanas pode ajudar, mas não demandam um alto nível de matemática ou física;
  • Física: se você quer estudar as propriedades da matéria, da energia e do movimento, esta é uma boa opção. No entanto, é ideal ter um bom nível de raciocínio lógico e matemática;
  • Matemática: a matemática abrange os estudos acerca dos números, símbolos e operações matemáticas. Se você se garante no raciocínio lógico e abstrato, esta é uma área na qual pode se enquadrar;
Homem sentado no sofá , ele segura o livro em uma mão enquanto leva a outra à testa
  • Química: em química você encontrará matérias sobre composição, as propriedades e as transformações da matéria. Esta também é uma área que exige uma inclinação para lidar com raciocínio lógico e matemática;
  • Letras: as letras são o estudo da linguagem e da literatura, em alguns casos, gramática e outra línguas. Esta é uma área em que é ideal ter conhecimento em português e literatura.

É importante ressaltar que esses são apenas alguns exemplos e que a dificuldade de um curso pode variar de acordo com o perfil de cada aluno.

Se você está procurando um curso que seja mais fácil de passar, é importante considerar suas próprias habilidades e interesses.

Curiosidade: vestibular mais DIFÍCIL do mundo?

O vestibular mais difícil do mundo é o Gaokao, que é realizado na China, e na última edição contou com mais de 13 milhões de participantes. Aliás, o Gaokao é um exame de admissão para universidades que ocorre anualmente, e recebe no mínimo 9 milhões de estudantes chineses.

A prova é dividida em dois dias ─ em alguns lugares pode ser até em três ─ e cobre uma ampla gama de matérias, incluindo matemática, literatura chinesa, inglês, ciências e estudos sociais.

A taxa de aprovação para o Gaokao, mesmo sendo o único fator que separa os estudantes da universidade, pode ficar abaixo de 50%.

Uma aluna escolhendo um livro no corredor da biblioteca
Imagem: Reprodução/Pexels

Então, se algum dia você estiver pensando em ir para a China, cogite se formar no Brasil antes. Afinal, há relatos de estudantes que desistem após anos tentando a aprovação no vestibular.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.