O refinanciamento FIES 2024 é um recurso valioso para quem não conseguiu honrar o pagamento da suas parcelas do programa. Aliás, neste artigo você vê as consequências de não realizar o pagamento, como quitar a dívida mais rápido, e claro, como buscar o refinanciamento da sua dívida.
O que acontece se eu não conseguir pagar o FIES?
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo federal que concede financiamento a estudantes de cursos superiores não gratuitos.
Se o estudante não conseguir pagar o FIES, ele pode sofrer as seguintes consequências, como o pagamento de juros e encargos.
Afinal, ambas são cobranças feitas mensalmente, mesmo que o estudante não esteja pagando as prestações.
Além disso, pode acontecer do estudante que estiver com o FIES em atraso não poder se inscrever no Enem. Aliás, o aluno devedor pode ser inscrito na dívida ativa da União, o que pode dificultar a obtenção de crédito no futuro.
Em casos mais avançados, portanto, o governo federal pode ajuizar uma ação de execução fiscal para cobrar a dívida do FIES.
Quem pode refinanciar o FIES 2024?
O refinanciamento do FIES 2024 é uma iniciativa do governo federal, que ajuda estudantes que estão com o financiamento em atraso.
Assim, é possível pagar a dívida em condições mais favoráveis. Aliás, para poder refinanciar o FIES, o estudante deve atender aos seguintes requisitos:
- Estar com o FIES em atraso: o estudante deve estar com pelo menos 90 dias de atraso no pagamento das prestações;
- Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos: o estudante deve comprovar que sua renda familiar mensal bruta per capita não é superior a três salários mínimos;
- Estar matriculado em um curso superior não gratuito: o estudante deve estar matriculado em um curso superior não gratuito.
Como pagar o FIES mais rápido?
Existem algumas formas de pagar o FIES mais rápido, como, por exemplo, o aumento da parcela: o estudante pode aumentar o valor da parcela mensal do financiamento.
Outro meio é a amortização, ou seja, o estudante pode pagar uma quantia maior do que a parcela mensal. A princípio é possível fazer isso com valores a partir de R$ 100,00.
E claro, há também o refinanciamento, onde estudante consegue refinanciar o FIES para obter condições de pagamento mais favoráveis.
Como refinanciar o FIES 2024?
Para refinanciar o FIES, o estudante deve solicitar o serviço à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil. Portanto, o processo de refinanciamento do FIES é o seguinte:
- O estudante deve acessar o site da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil e preencher um formulário de solicitação de refinanciamento;
- O estudante deve enviar os documentos solicitados pela instituição financeira;
- A instituição financeira analisará a solicitação e informará o resultado ao estudante.
Se a solicitação for aprovada, o estudante vai assinar um novo contrato de financiamento com a instituição financeira.
O novo contrato terá condições de pagamento mais favoráveis, como juros reduzidos e um prazo de pagamento estendido. Aliado a isso, o estudante também pode conseguir parcelas menores.
Com as condições que vimos ao longo desse artigo, sem dúvidas, refinanciar dívidas FIES 2024 é uma oportunidade para estudantes que estão com o financiamento em atraso.
Dessa forma, se você se encontra nesta situação, não deixe de correr atrás dessa possibilidade pagar a dívida em condições mais favoráveis.