Está com dúvida se o FIES vai acabar em 2024? Então, não deixe de conferir o nosso artigo onde falaremos justamente sobre este assunto. Se você quer participar do programa, ou está no meio do financiamento, o nosso artigo vai te ajudar.
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), é um programa do governo federal que financia a formação de estudantes de baixa renda em instituições particulares.
O programa, inclusive, foi criado em 1999 e, desde então, já beneficiou mais de 2 milhões de estudantes em todo o Brasil.
Dessa forma, o Fies 2024 funciona da mesma maneira que as edições anteriores. Os estudantes interessados em participar do programa devem se inscrever no site do programa e comprovar que atendem aos requisitos exigidos. Entre os requisitos para participar do Fies 2024, estão pontos como:
- Ter participado do Enem a partir de 2010;
- Obter nota média igual ou superior a 450 pontos na prova do Enem, sem tirar zero na redação;
- Ter renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos.
Depois que os alunos fazem a inscrição, eles são avaliados pelo governo federal. Então, caso selecionados, é possível contratar o financiamento, de modo que o financiamento é de 50% e 100% do valor das mensalidades do curso.
O FIES vai acabar em 2024?
Muitos podem ter visto notícias em alguma rede social, ou até mesmo em veículos de notícia, contudo, o governo federal não anunciou a extinção do Fies para 2024.
No entanto, é possível que o programa seja reformulado para atender às novas demandas do mercado. Inclusive, muitas mudanças esperadas, são para ajudar os alunos inadimplentes.
Mesmo assim, é indispensável que participantes ou estudantes interessados acompanhem os portais oficiais dos órgãos à frente do programa.
Como se livrar da dívida do FIES?
Um dos diferenciais do FIES é que o pagamento das parcelas do Fies só se inicia após a conclusão do curso. Os estudantes podem pagar as parcelas em até 14 anos, com juros de 6,5% ao ano.
O prazo é um pouco longo, o que facilita a vida dos estudantes, mas existem algumas formas de se livrar da dívida do FIES mais rapidamente.
Uma delas é fazer um acordo com o governo federal para o pagamento de um valor maior por parcela. Isso acelera o tempo de conclusão do pagamento, o que reduz os juros sobre a dívida total ao longo dos anos.
Outra forma é utilizar o programa de refinanciamento do Fies, que permite que os estudantes parcelem a dívida em até 20 anos. Esta é uma opção boa, pois, permite que os alunos amortizem as parcelas. Ou seja, é possível antecipar a dívida com valores acima de R$ 100,00.
Chegamos ao fim, e vimos que o Fies é um programa importante que já ajudou milhões de estudantes. Muitos, já puderam realizar o sonho de cursar o ensino superior graças a esta iniciativa.
O que torna o programa atrativo, é a condição em que oferece o financiamento, com juros baixos e condições de pagamento flexíveis.
É fundamental que os estudantes interessados em participar do Fies se informem sobre os requisitos e as regras do programa antes de se inscrever.
Lembre-se que não há comunicados oficiais dizendo que o FIES vai acabar em 2024. Então, se você estava se preparando para participar, boa sorte, e não deixe de acompanhar o Net Educação para se atualizar sobre este e outros programas!