As questões de inglês no ENEM trazem muitas dúvidas aos estudantes, principalmente com as dificuldades dos alunos. Para te ajudar a ficar mais tranquilo, trazemos dicas para se dar bem na prova; confira!
Como é a prova de inglês no ENEM?
A seção de Língua Inglesa faz parte da prova do ENEM, sendo então uma parte muito importante para a confecção da nota, sobretudo pela possibilidade de dar uma vantagem para os alunos que se saírem bem. Isso porque apenas uma pequena parcela do país fala inglês fluentemente.
Nesse sentido, a parte da Língua Inglesa conta com 5 questões de múltipla escolha, estilo tradicional do ENEM. A prova é aplicada no primeiro dia, junto da redação, o que também cria uma dificuldade extra, visto que é um dia bastante complexo.
Também seguindo a proposta do ENEM, as questões de Língua Inglesa irá testar a capacidade de interpretação do candiato, não apenas com texto, mas também com imagens. Dessa maneira, deve trazer produtos culturais, como poemas, artigos, cartoons e outros formatos de texto.
Como estudar para as questões de inglês no ENEM?
Veja algumas dicas para estudar para as questões de inglês do próximo ENEM:
1. Amplie o vocabulário
Inegavelmente, quem faz curso de inglês em uma escola especializada sai na frente da concorrência, principalmente porque tais instituições de ensino são focadas em um domínio completo do idioma, tanto na escrita quanto na fala.
Porém, quem ainda não teve a oportunidade, é possível treinar um pouco mais. Nesse sentido, o grande foco é na ampliação do vocabulário, para conhecer mais e mais palavras e construções frasais da língua.
Aprenda palavras e expressões comuns, e esteja atento a termos específicos de diversas áreas, como ciência, tecnologia, arte e política. Para tal, utilize aplicativos e sites de aprendizado de idiomas para tornar esse processo mais dinâmico e interativo.
Outra dica é: por mais que seja chato e cansativo, estude a gramática! Encontre uma boa apostila de inglês e leia tudo o que conseguir sobre as construções de frases e estude.
2. Aplique o que aprender
A partir do momento em que você estuda as principais regras gramaticais, aprendendo tempos verbais e concordância, por exemplo, é hora de colocar em prática.
O estudo de idiomas indica que a melhor forma de aprender é praticar. Nesse sentido, no caso do ENEM, a leitura e a escrita é mais importante do que a fala, visto que é o foco da prova.
Por isso, além do estudo direto, leia textos em inglês regularmente, incluindo notícias, artigos de revistas e até mesmo literatura. Pratique a identificação de palavras-chave e o entendimento do contexto geral, isso ajudará a responder às questões de interpretação de texto com confiança.
Além disso, os alunos em época de prova devem procurar escrever textos para treinar a aplicação prática das maneiras de escrever com o inglês. Sempre que puder, procure a ajuda de alguém mais experiente para corrigir seus textos.
Outras dicas para praticar e se sair bem no inglês no ENEM!
Veja mais dicas para se preparar para o inglês para o ENEM:
1. Consuma conteúdo
Além do estudo tradicional, a prática do idioma também se faz com o acesso a conteúdos. Para isso, filmes, músicas, séries e podcasts são essenciais para afiar os ouvidos e entender a aplicação prática das regras no idioma falado.
2. Simule situações reais
Não tenha vergonha de simular conversas consigo mesmo por aí, mesmo quando estiver nas ruas! A construção de frases para treinar é muito importante, e se você não tiver alguém disponível para conversas, fale consigo mesmo.
3. Faça as provas anteriores
Fazer simulados e provas anteriores é uma excelente maneira de se preparar. Isso ajuda a familiarizar-se com o estilo das questões, o tempo disponível e a gerenciar a ansiedade.
4. Utilize a tecnologia
Além de aplicativos dedicados ao aprendizado de idiomas como o Duolingo, o Chat GPT é atualmente um grande parceiro para o estudo, principalmente se você souber a maneira certa.
5. Mantenha a calma
Estabelecer metas realistas e criar uma rotina de estudos é crucial. Divida seu tempo de estudo de forma equilibrada entre leitura, vocabulário, gramática, compreensão auditiva e simulados.
No dia da prova, mantenha a calma e confie em seus conhecimentos. Leia as questões com atenção e evite deixar-se levar pelo nervosismo.