Se você gosta de cozinhar, e constantemente tem suas habilidades culinárias elogiadas, pode começar 2024 com uma nova profissão. Veja aqui tudo que precisa saber sobre curso de culinária, para dar o primeiro passo rumo a sua nova carreira.
Curso de culinária
Atualmente há diversas opções de curso de culinária disponíveis, em diferentes níveis de profissionalização. Você pode fazer um curso básico, técnico, ou graduação, e até um profissional, em grandes escolas de gastronomia.
Há muitas instituições de ensino que dispõe de formações para a área, além das escolas especializadas, como escolas técnicas e de formação profissional. Dessa forma, você pode encontrar cursos presenciais, semipresencias e até EAD.
O que você vai aprender depende do nível do curso de sua escolha, se você não estiver certo sobre seguir carreira na área, pode começar com uma formação inicial com noções básicas. Além disso, você também tem a opção de fazer um curso básico, para uma área específica, como confeitaria.
Mas, se estiver certo de que quer se tornar um chef de cozinha, pode investir, para começar, em um curso de nível técnico, que vai preparar você para adentrar o mercado. Posteriormente, pode fazer uma graduação em gastronomia, ou um curso de nível profissional.
Onde fazer curso de culinária?
Há um grande número de instituições que oferecem opções de curso de culinária, e para escolher você precisa definir o nível de aprendizado em que quer começar. Contudo, é importante verificar se o curso é reconhecido, e seu certificado será válido.
Uma boa opção, é o Senac, que oferece cursos de todos os níveis na área, do básico à pós graduação, incluindo alguns cursos EAD. No entanto, se você quiser investir alto, pode se matricular em um curso profissional de grandes escolas de gastronomia, como o Instituto de Gastronomia (IGA).
Quais são as opções de curso de culinária?
Uma boa opção para iniciantes é a formação básica em gastronomia do Senac, na qual você aprenderá as principais técnicas usadas em cozinhas profissionais. Também há na instituição diversas opções para áreas específicas, como: cozinha árabe e hambúrguer artesanal, entre outros.
Já se você quiser um nível de aprendizado um pouco além do básico, pode investir no curso técnico em Gastronomia. Neste nível você aprende diferentes níveis de gastronomia, da cozinha simples e popular a gourmet.
Para um aprendizado mais completo, você pode fazer a graduação de tecnólogo em gastronomia do Senac, que é um dos mais bem avaliados pelo MEC. Com essa formação você poderá trabalhar em cozinhas nacionais e internacionais e até abrir seu próprio negócio.
Posteriormente a sua formação de nível superior, você ainda tem diversas opções de especializações, que podem agregar ainda mais valor ao seu currículo. Algumas dessas pós-graduações podem também te ajudar a elevar o nível de seu negócio.
Inscrições em curso de Culinária
Se você gostou da ideia de iniciar uma carreira na área da gastronomia, você só precisa escolher um curso e se matricular. Veja abaixo como se inscrever, por exemplo, para tentar obter uma bolsa de estudos no curso técnico em gastronomia, no Senac São Paulo:
- Acesse o site do Senac São Paulo clicando aqui;
- Clique na aba Bolsas e Descontos na parte superior da página;
- Agora clique em Cursos Livres e Técnicos;
- Em seguida indique a unidade do Senac mais próxima de você
- Então, verifique se há turmas abertas com bolsa de estudo no curso técnico em Gastronomia e clique em bolsas;
- Verifique o período de inscrição do curso (caso o curso ainda não tenha aberto inscrições retorne ao site para se inscrever no período indicado);
- Clique em inscrever para bolsa de estudo;
- Faça login, ou um cadastro caso ainda não tenha uma conta;
- Confirme que tem os pré-requisitos necessários para fazer o curso clicando em sim;
- Preencha as informações solicitadas;
- Anexe os documentos solicitados;
- Declare que as informações fornecidas são verdadeiras e que tem ciência do uso dessas informações e clique em confirmar solicitação;
- Pronto, agora é só aguardar o retorno do Senac que enviará um e-mail comunicando se sua bolsa foi ou não aprovada, e orientações para realizar a matrícula.