Se você tem aptidão para tecnologia e interesse por cibersegurança, saiba que você pode se especializar nesta área gratuitamente. Veja aqui como fazer inscrição Hackers do Bem 2024, e tudo que você precisa saber sobre esse projeto, e se capacite na carreira do momento.
O que é Hackers do Bem?
O Hackers do Bem é um programa criado pelo Governo Federal, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Softex e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Anunciado em maio de 2023, foi idealizado com o propósito de formar recursos humanos em cibersegurança.
O programa nasceu da necessidade de qualificar profissionais, para preencher mais 300 mil vagas nas áreas de segurança da informação e privacidade, abertas no Brasil. E para que seja realizado contará com a parceria do SENAI-SP, além de R$ 30 milhões em recursos provindos da Lei de TIC.
Segundo seus idealizadores, o Hackers do Bem será benéfico não só para a área de tecnologia, mas também para a economia do país, e para os cidadãos brasileiros. Em resumo, os principais benefícios do programa serão:
- Qualificação de profissionais de alta qualidade atualizados em cibersegurança, para atender a grande demanda atual desta área;
- Oportunidade para pessoas de todos níveis sociais participarem de uma formação de alto nível gratuitamente, para atuar em um disputado e bem pago mercado de trabalho.
Formações do Hackers do Bem
De acordo com o divulgado na ocasião do anúncio do Hackers do Bem, o programa vai realizar diversas formações para pessoas com ou sem experiência em tecnologia. Realizadas remotamente, as formações são divididas em cinco trilhas, veja quais são elas:
- Nivelamento: Voltada a introduzir conceitos básicos de cibersegurança;
- Básico: Voltada a aprofundar os conhecimentos das principais áreas de cibersegurança;
- Fundamental: Voltada a capacitar analistas de segurança;
- Especializado: Voltada a qualificar profissionais em áreas avançadas de cibersegurança;
- Residência Tecnológica: Voltada a possibilitar experiência prática na área de cibersegurança, em empresas parceiras do programa.
Quais os requisitos do Hackers do Bem?
Apesar de ser um programa criado pelo Governo Federal, que normalmente define um público-alvo, o Hackers do Bem não é cheio de exigências e critérios. Conforme divulgado, os cursos serão abertos a participação de:
- Estudantes de Ensino Médio;
- Estudantes de Ensino Técnico;
- Estudantes de Ensino Superior;
- Profissionais de tecnologia em busca de especialização;
- Profissionais de áreas diversas interessados em migrar para a Cibersegurança.
Curso Online em Cibersegurança
O primeiro curso do Hackers do Bem foi anunciado para ser iniciado no dia 22 de janeiro, com 30 mil alunos. Gratuito e online, o curso promete desenvolver as habilidades de seus participantes, com ajuda de ferramentas essenciais, os tornando profissionais de segurança da informação.
Durante o curso, os alunos vão aprender a identificar e corrigir vulnerabilidades do sistema, aumentar a proteção na disponibilidade de informações e reduzir ataques hackers. A formação ainda vai trabalhar formas de garantir o trabalho de empresas e serviços públicos da área.
Inscrição Hackers do Bem 2024
Se você ficou interessado e gostaria de fazer sua inscrição Hackers do Bem 2024, é só acessar o portal do projeto no dia 02 de janeiro. No site você preencherá uma ficha de inscrição e posteriormente vai receber um e-mail de confirmação.
As informações reveladas até o momento, apontam que as aulas serão liberadas para acesso remoto 20 dias depois do início das inscrições.