Revista Estudos Feministas 2024: Encontre Artigos e Periódicos

Se você não se considera uma feminista, mas só porque acha que precisa compreender melhor as questões de gênero, você pode resolver isso facilmente. Veja aqui como acessar a Revista Estudos Feministas 2024 e se aprofunde no tema.

Mulher faz pose conhecida de ativismo feminista
Imagem: Freepik

Porque estudar feminismo?

Seja você homem, mulher ou de gênero fluído, tem diversos bons motivos para estudar o feminismo. O primeiro é enxergar melhor as desigualdades de gênero de nossa sociedade, para questioná-las e combatê-las.

Ao compreender que o machismo é uma construção da sociedade, você se arma de argumentos para lutar por uma sociedade mais justa, que empodere as mulheres. Dessa forma, você ajuda a construir uma sociedade mais inclusiva e democrática para todos.

Além disso, o feminismo esclarece não só as experiências das mulheres em questões de gênero, mas considerando fatores adicionais, como raça, etnia, orientação sexual e classe.

Mulheres protestam na defesa dos direitos das mulheres
Imagem: Freepik

Porque os estudos feministas são importantes?

O feminismo estabeleceu um campo de conhecimento, que estuda as relações de gênero entre homens e mulheres. Os estudos feministas foram criados com o propósito de compreender e desconstruir as desigualdades que oprimem as mulheres na sociedade.

Os estudos feministas se provaram importantes devido aos motivos acima citados e também devido ao impacto significativo que tem tido na sociedade. Com ajuda desses estudos, que são fundamentados cientificamente, tem sido possível promover algumas mudanças positivas.

oportunidades

Senac Cursos Gratuitos 2024

Estes são os 8 mais Procurados.

Descobrir!
Você permanecerá no site atual

Graças a esse campo de estudo, foi possível promover ideias de igualdade de oportunidades para as mulheres, tanto no mercado de trabalho, quanto na educação e até na política. Da mesma forma, devido aos estudos feministas, foram aprovadas leis que protegem os direitos das mulheres.

Grupo de mulheres ativistas feministas
Imagem: Freepik

Revista Estudos Feministas 2024

Felizmente, atualmente temos diversas fontes de conhecimentos sérias, de fácil acesso, para estudar o feminismo, entre elas a Revista Estudos Feministas. Criada em 1992, no Rio de Janeiro, o periódico científico publica artigos, ensaios e resenhas sobre gênero, feminismos e sexualidades.

Com publicações quadrimestrais, a revista é constituída de textos provindos de estudos realizados em disciplinas como: história, sociologia, estudos culturais, ciência política, comunicação, entre outras. Sendo um meio de comunicação feminista, tem como principais colaboradoras as mulheres.

Além de valorizar a escrita das mulheres e defender seus direitos, o periódico foi desenvolvido com o intuito de oferecer subsídios para debates sobre o tema. Seus textos também tem o objetivo de servir como instrumento analítico em movimentos feministas, de gênero e sexualidades.

De circulação nacional e internacional, a Revista Estudos Feministas se tornou reconhecida como uma verdadeira referência no Brasil e América Latina. E tem potencial para alcançar outros países, já que contém textos em português, espanhol e inglês.

Com sua coordenação editorial realizada por mulheres da Universidade Federal de Santa Catarina, a publicação conta com editoras de diversas universidades do país. Também conta com colaboradoras de outros países (Espanha, Peru e Estados Unidos).

Como se cadastrar para ver artigos da Revista Estudos Feministas 2024

Criada e comandada por pessoas com mentalidade democrática e inclusiva, a revista é disponibilizada online gratuitamente, e seus textos tem acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Você pode inclusive fazer um cadastro para ser notificado da disponibilização de novas edições.

Veja abaixo como acessar o portal para se cadastrar para ser avisado quando novos artigos da Revista Estudos Feministas 2024 forem publicados:

  1. Acesse o portal da Revista Estudos Feministas clicando aqui;
    Portal da Revista Estudos Feministas
    Imagem: Reprodução
  2. No alto da página, à direita, clique em Cadastro;
  3. Em seguida preencha os dados solicitados e criei um usuário e senha de acesso;
  4. Concorde com os termos da declaração de privacidade, confirme que quer ser notificado sobre novas publicações e que não é um robô;
  5. Agora é só clicar em cadastrar e pronto.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.