Muitos estudantes precisam recorrer ao empréstimo estudantil para conseguir realizar o sonho de cursar uma graduação. Se você é um deles, veja aqui tudo que precisa saber sobre o processo seletivo e convocação de candidatos da lista de espera do FIES 2025.
O que é o FIES?
Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um empréstimo estudantil, fornecido pelo Governo Federal. Foi desenvolvido com o propósito de auxiliar o financiamento da graduação, em universidades privadas, para jovens menos favorecidos.
O FIES é uma forma muito mais acessível de financiar o Ensino Superior, tendo em vista que tem melhores condições de pagamento, com taxa zero de juros. Além disso, o estudante só começa a pagar sua dívida após concluir sua graduação.
Quem pode solicitar FIES?
Desenvolvido para atender a um público-alvo específico, o FIES tem regras bastante rígidas de participação. Dessa forma, antes de se candidatar, é bom verificar se você atende ao seguintes requisitos mínimos:
- Ter renda familiar mensal per capita de no máximo 3 salários mínimos;
- Ter participado do Enem, alcançado no mínimo 450 pontos de média nas provas e pelo menos 400 pontos na redação.
Assim como acontece no Prouni, o FIES também oferece vantagens para os participantes de baixa renda, que contam com renda familiar de no máximo 1,5 salário mínimo por pessoa. Isso porque esses candidatos não têm a obrigação de apresentar um fiador, como os demais têm.
Como funciona o processo seletivo do FIES?
Da mesma forma que acontece com outros programas de acesso ao Ensino Superior, o FIES é dividido em etapas. Primeiramente você deve se inscrever, então, para se classificar, precisa que sua nota no Enem seja igual ou maior que a nota de corte do curso e universidade em que se inscreveu.
Em outras palavras, depois da inscrição você só vai ter que aguardar o resultado da chamada única, e se convocado dar andamento à contratação do financiamento. Por fim, é só fazer a comprovação de sua documentação e realizar a matrícula na instituição em que obteve a vaga.
E caso não seja classificado de primeira, e não tenha seu nome na lista da convocação da chamada única, você tem mais uma chance de tentar com a lista de espera. Aliás, você nem precisa se preocupar em se inscrever, pois a inclusão na lista de espera de candidatos não convocados é automática.
Como funciona a convocação de candidatos da lista de espera do FIES?
Após seu nome ser incluído na lista de espera do FIES, você passa por um novo processo seletivo, concorrendo às vagas remanescentes. A seleção dos candidatos é feita com a mesma metodologia de classificação da chamada única.
A convocação de candidatos da lista de espera do FIES acontece cerca de uma semana depois dos resultados da primeira chamada. A lista de convocados, bem como a primeira listagem, é divulgada na página do FIES.
Convocação de candidatos da lista de espera do FIES 2025
A convocação de candidatos da lista de espera do FIES 2025 é a última etapa do cronograma do processo seletivo. Bem como as outras fases, esta fase final tem um prazo específico para ser realizada. Veja abaixo o cronograma do FIES 2025:
- Inscrições: de 4 a 7 de março;
- Resultados da chamada única: 11 de março;
- Complementação das informações da inscrição: 12 a 14 de março;
- Convocação da lista de espera: 18 de março a 15 de maio.
O que fazer após a convocação de candidatos da lista de espera do FIES 2025?
Depois que verificar a convocação de candidatos da lista de espera do FIES no portal do programa, se você for convocado precisa seguir os seguintes passos:
- Em até três dias úteis complementar sua inscrição com o FIES de forma remota (no portal do FIES);
- Em seguida, em até cinco dias, validar sua inscrição na universidade onde obteve a vaga, apresentando a documentação solicitada;
- Então aguardar que a instituição de ensino emita o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI);
- Posteriormente é só finalizar seu financiamento na agência bancária indicada, levando a documentação solicitada e o DRI.