Não dá para negar que o ProUni é uma importante porta de entrada para o ensino superior no Brasil. No entanto, alguns cursos apresentam desafios maiores que outros, e para facilitar a sua jornada, reunimos os 7 cursos mais difíceis de passar no Prouni 2025!
Quais são os 7 cursos mais difíceis de passar no ProUni?
Conquistar uma bolsa no ProUni (Programa Universidade para Todos) para os cursos mais concorridos exige dedicação, principalmente no Enem. Entre os campeões de dificuldade, podemos destacar:
- Medicina: com notas de corte que podem chegar a 800 pontos em algumas universidades, a disputa por uma vaga é acirrada;
- Odontologia: alcançar próximo de 700 pontos ou mais é fundamental para garantir uma bolsa neste curso;
- Direito: a alta demanda por vagas exige notas acima de 650 pontos;
- Psicologia: a popularidade do curso gera notas de corte que variam entre 600 e 700 pontos;
- Engenharia: as diferentes áreas da engenharia apresentam concorrência significativa, com notas de corte que podem ficar em torno de 600 e 700 pontos;
- Enfermagem: a busca por uma carreira na área da saúde eleva as notas de corte para 600 pontos ou mais;
- Administração: de acordo, principalmente com a instituição, a ampla oferta de vagas não diminui a competitividade, exigindo notas acima de 550 pontos.
Quais são os cursos com maiores índices de reprovação?
Embora a dificuldade do curso seja um fator importante, outros aspectos influenciam nas taxas de reprovação. Dessa forma, segundo dados do MEC, os cursos com maior índice de reprovação no Enade são:
- Pedagogia: 38,4% dos alunos não alcançam o desempenho mínimo exigido;
- Educação Física: 35,7% dos estudantes reprovam no exame;
- Licenciaturas em Letras: Entre 25% e 30% dos alunos não obtêm a nota mínima;
- Ciências Sociais: A taxa de reprovação gira em torno de 25%.
De todo modo, este é um índice que pode ser muito diferente conforme a região e as instituições ao redor do Brasil.
Qual é o curso com maior índice de desistência?
De acordo com o Inep, o curso com maior índice de desistência no Brasil é Administração. Entre as principais razões para a evasão estão, a sensação de falta de vocação. Seja por ser uma escolha do curso por influência familiar ou pressão social, isso pode levar à frustração e desistência.
Em algumas universidades com custos mais elevados, as dificuldades financeiras aparecem como um obstáculo para muitos estudantes.
Além disso, o mercado de trabalho e aparente saturação em algumas áreas, é capaz de dificultar a empregabilidade dos graduados, o que se torna outra influência.
Quais são os cursos mais fáceis de passar no Enem?
Embora a dificuldade seja um conceito subjetivo, os cursos com menor concorrência no Enem geralmente são:
- Licenciaturas em áreas menos tradicionais: Artes, Música, Filosofia e Letras (exceto Português e Inglês) costumam ter notas de corte mais baixas;
- Tecnologia da Informação: apesar da crescente demanda, alguns cursos da área, como Tecnologia em Redes de Computadores, ainda apresentam menor concorrência;
- Cursos técnicos: sim, é possível ingressar alguns institutos técnicos com a prova do ENEM. Eles têm menor tempo de duração e podem ser uma boa opção para quem busca uma formação mais rápida.
Agora você já sabe quais são os 7 cursos mais difíceis de passar no Prouni 2025, e aí, vai encarar algum deles? Se quiser uma ajudinha para se sair ainda melhor? Então, veja o segredo que trouxemos para te ajudar a tirar 1000 na redação!