Curso de Desenvolvimento de Sistemas ETEC 2025 (Inscrição)

Você está por dentro do mundo da tecnologia e quer se aprofundar ainda mais? O Curso de Desenvolvimento de Sistemas ETEC 2025 está chamando o seu nome, e se você chegou até aqui, claro que encontrará as principais informações em torno dessa formação.

Um estudante segura seu material no colo e faz uma pose para a foto com a mão no ouvido, como se quisesse ouvir algo distante
Imagem: Reprodução/Freepik

O que é o curso de desenvolvimento de sistemas ETEC 2025?

O curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas da ETEC 2025 é uma formação de nível médio. Desse modo, o curso que prepara os alunos para atuarem como profissionais na área de tecnologia da informação (TI).

O curso aborda desde os fundamentos da programação até conceitos mais avançados de desenvolvimento de software. Isso inclui assuntos como banco de dados, redes e segurança da informação. Reunimos abaixo as principais habilidades que os alunos desenvolvem no curso incluem:

  • Análise e projeto de sistemas: os alunos aprendem a identificar as necessidades dos usuários e a projetar soluções de software que atendam a essas necessidades;
  • Programação: durante o curso também é ensinado programação em diversas linguagens, como Java, Python e C#;
  • Desenvolvimento de bancos de dados: se você deseja aprender a gerenciar bancos de dados, utilizando ferramentas como MySQL e PostgreSQL, o curso também aborda este tópico;
  • Redes de computadores: outro tópico muito interessante que os estudantes aprendem é sobre os fundamentos das redes de computadores, incluindo protocolos de comunicação, segurança de rede e administração de rede.
Duas estudantes sentadas em um murinho da escola com uma cartolina na mão e apontando para a frente
Imagem: Reprodução/Freepik

Podemos dizer que o curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas da ETEC é uma ótima opção para quem se interessa por tecnologia da informação. Além disso, quem se dá bem com lógica e resoluções de problemas pode gostar da formação. 

Ter habilidades matemáticas e de raciocínio abstrato pode te ajudar muito, e se você quer trabalhar em uma área com alta demanda por profissionais qualificados, então, tem o pacote completo para se inscrever agora!

oportunidades

Curso de Manutenção e Suporte em Informática ETEC 2025

Vagas e Inscrição.

Conferir!
Você permanecerá no site atual

Quanto tempo dura o curso de desenvolvimento de sistemas da ETEC 2025?

O curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas da ETEC 2025 tem duração de 3 semestre, com carga horária total de 1.200 horas.

O curso é oferecido na modalidade integrado, o que significa que o aluno cursa o ensino médio e o técnico ao mesmo tempo. Mas também têm unidades que oferecem apenas a formação técnica durante o período da tarde ou noite.

Quantas vagas para desenvolvimento de sistemas na ETEC?

O número de vagas para o curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas da ETEC pode ser diferente conforme a unidade da escola.

A oferta normalmente é de 40 vagas por turma, contudo, é recomendado conferir este número antes de se inscrever. Isso porque a quantidade de vagas também influencia na dificuldade para ingresso, tornando cada vaga mais disputada.

Um estudante na frente do seu notebook estuda a matéria do Curso de Desenvolvimento de Sistemas ETEC 2025. Ao fundo é possível ver outras duas colegas
Imagem: Reprodução/Freepik

Qual a diferença entre TI e desenvolvimento de sistemas?

A sigla TI significa Tecnologia da Informação. TI é um termo abrangente que se refere a qualquer tecnologia que seja usada para armazenar, processar e transmitir informações.

Por outro lado, o desenvolvimento de sistemas é uma área específica da TI que se concentra na criação de software.

Podemos dizer também que todos os desenvolvedores de sistemas são profissionais de TI, mas nem todos os profissionais de TI são desenvolvedores de sistemas, deu para entender?


Onde o técnico de desenvolvimento de sistemas pode trabalhar

O técnico em desenvolvimento de sistemas encontra um ótimo momento em termos profissionais. Afinal, ele tem liberdade para atuar em:

  • Empresas de desenvolvimento de software: desenvolvendo e implementando software para empresas de todos os portes;
  • Departamentos de TI de empresas: gerenciando e dando suporte a sistemas de informação;
  • Empresas de consultoria em TI: prestando serviços de consultoria e desenvolvimento de software para empresas;
  • Como profissional autônomo: prestando serviços de desenvolvimento de software para empresas e pessoas físicas.
Uma estudante em um bando de praça com o notebook no colo estuda para o Curso de Desenvolvimento de Sistemas ETEC 2025
Imagem: Reprodução/Freepik

Além disso, muitos profissionais também têm optado pelo trabalho freelancer como uma alternativa ao regime celetista. O começo pode ser mais difícil, entretanto, os vencimentos podem escalar surpreendentemente ao longo dos anos.


Inscrição para o Curso de Desenvolvimento de Sistemas ETEC

Durante duas vezes no ano, a ETEC realiza o seu processo seletivo, o Vestibulinho. É por meio dele que você consegue uma vaga neste curso.

Após entrar no site, procure pela janela “Iniciar inscrição” e comece a preencher o formulário. O processo é totalmente intuitivo, e você só precisa inserir suas informações com atenção, selecionando o curso e onde quer estudar.

Ao fim da inscrição, é necessário pagar a taxa de inscrição. Ela custa R$ 40,00, mas a ETEC também dá a oportunidade dos estudantes pedirem isenção do pagamento, no site, tudo fica muito bem explicado.

Gostou de conhecer o Curso de Desenvolvimento de Sistemas ETEC 2025? Então, te recomendamos acompanhar as novidades que trazemos diariamente acerca dos cursos que a ETEC oferece.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.