Muito se fala sobre ensino de qualidade, principalmente quando se refere a Ensino Superior, mas você sabe qual é considerada a melhor faculdade do mundo? Veja aqui as universidades citadas no ranking de 2025 (incluindo as brasileiras), e o que as levou a essa classificação.
QS World University Rankings 2025
A QS World University Rankings é considerada uma das classificações internacionais de universidades mais influentes do mundo. Isso porque classifica as instituições em diversos indicadores de qualidade, oferecendo assim um panorama geral do desempenho acadêmico global.
Em sua recente edição, o ranking analisou 1.500 universidades do mundo, com uma metodologia reformulada e mais aprofundada. Para obter a lista de 2025, foram analisados 17,5 milhões de trabalhos acadêmicos e considerada a opinião de mais de 240.000 professores e empregadores.
O que é levado em conta para definir a melhor faculdade do mundo?
Para manter seu posto de um dos melhores rankings do tipo do mundo, a QS World University Rankings reformulou sua metodologia, ampliando sua análise. E para isso passou a considerar nove indicadores, dois a mais que nos anos anteriores.
Dessa forma, para definir qual a melhor faculdade do mundo, o QS incluiu em sua análise indicadores de sustentabilidade e empregabilidade. A ideia da reformulação foi considerar aspectos que passaram a ter relevância, devido às mudanças ocorridas no ensino superior nas últimas duas décadas.
Veja quais são os nove indicadores considerados para chegar ao resultado do QS World University Rankings 2025:
- Reputação acadêmica;
- Citações por corpo docente;
- Reputação entre empregadores;
- Proporção docente-aluno;
- Proporção de estudantes internacionais;
- Proporção de professores internacionais;
- Rede internacional de pesquisa;
- Resultados de empregabilidade;
- Sustentabilidade.
Qual é considerada a melhor faculdade do mundo?
Apesar da inserção dos novos indicadores, o resultado do QS World University Rankings 2025 não trouxe muitas surpresas. O Massachusetts Institute of Technology (MIT) conquistou o título de melhor faculdade do mundo pelo 13º ano consecutivo.
A segunda colocação teve uma singela alteração, com a britânica Imperial College London superando as renomadas Oxford, Harvard e Cambridge. As três prestigiadas universidades, no entanto, só desceram um degrau, ficando em 3º, 4º e 5º lugares.
Apesar de nenhuma instituição de Ensino Superior brasileira ter ficado entre as dez mais da lista, diversas foram incluídas em diferentes colocações. Também sem grandes surpresas, a representante do Brasil com melhor colocação foi a USP.
Veja quais universidades brasileiras se destacaram nas 10 melhores posições na lista do QS World University Rankings 2025 e suas posições:
- Universidade de São Paulo (USP): 92º lugar;
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): 232º lugar;
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 304º lugar;
- Universidade Estadual Paulista (Unesp): 489º lugar
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio): 611º lugar;
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): 671º lugar;
- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): 691º lugar;
- Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS): 692º lugar;
- Universidade de Brasília (UnB): 751º lugar;
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): 781º lugar.
Para ver a lista completa do QS World University Rankings 2025 clique aqui.