Curso de empreendedorismo gratuito na UEM: Veja como se inscrever

Se você vive em Maringá, tem interesse em ser ou é um empreendedor, e gostaria de se capacitar na área, precisa se informar sobre o curso de empreendedorismo gratuito na UEM. Então veja aqui tudo que precisa saber sobre a formação, incluindo como se inscrever.

Jovens adultos posam sentados em suas mesas durante aula
Imagem: Freepik

Curso de empreendedorismo gratuito na UEM

Com o propósito de fortalecer o empreendedorismo no estado do Paraná, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) desenvolveu o Programa Paraná Empreende Mais (PPEM). A iniciativa, realizada em parceria com o Governo do Estado, promove periodicamente formações gratuitas com esse objetivo.

A ideia é desenvolver habilidades empreendedoras em estudantes e comunidade local, contribuindo assim para a criação de novos negócios e a geração de empregos na região. E para isso, um experiente grupo de especialistas criou o curso de empreendedorismo gratuito na UEM.

Dividido em quatro módulos, a formação tem o intuito de oferecer suporte e capacitação para empreendedores em diferentes estágios de desenvolvimento. Assim qualifica os participantes desde a concepção de ideias até a execução e gestão de negócios.

Professor explica matéria para  alunos
Imagem: Freepik

Quem pode participar do curso de empreendedorismo gratuito na UEM?

Embora seja parte de um programa promovido em parceria com o Governo, o curso de empreendedorismo gratuito na UEM não tem uma lista de critérios de participação rígidos. A formação é aberta tanto para os alunos e professores da instituição, quanto membros da comunidade local.

A UEM pede que os candidatos tenham a certeza de que tem um real interesse, para se comprometer em cumprir a carga horária total e atividades propostas no curso. Dessa forma é bom se inteirar totalmente do tempo necessário para se dedicar a formação, que exige disponibilidade de tempo.


Como é o curso de empreendedorismo gratuito na UEM?

Realizado presencialmente na universidade, o curso de empreendedorismo gratuito na UEM é ministrado por professores da instituição. Além das aulas, os alunos podem, se achar necessário, agendar tutorias individuais com os docentes.

A UEM oferece um total de 120 vagas para a formação, sendo 30 para cada um dos quatro módulos. Todos os participantes que cumprirem a carga horária e atividades propostas recebem um certificado de conclusão para cada módulo cursado.

Professora da aula para grupo de jovens e adultos
Imagem: Freepik

Veja quais são e os objetivos dos módulos de formação do curso de empreendedorismo gratuito na UEM:

Estratégias de Negócios

Tem o objetivo de promover a compreensão dos desafios de mercado, para possibilitar a abertura de um novo negócio, bem como mantê-lo, focando na elaboração de um modelo de negócio.

Estratégias de Marketing

Tem o intuito de ensinar o conceito de posicionamento de mercado, como elemento central da formulação e implementação das estratégias em marketing, e do modelo SAP (Segmentação, Público-alvo e Posicionamento).

Estratégias de Inovação

Tem o propósito de proporcionar o reconhecimento de ferramentas que podem ser utilizadas para promover a inovação em micro e pequenas empresas, bem como utilizá-las para este fim.

Estudantes em aula no laboratório de informática
 Imagem: Freepik

Estratégias Financeiras

Tem a finalidade de propiciar o conhecimento de conceitos e práticas relacionados à custos, e como aplicá-los na gestão financeira diária das pequenas e médias empresas. Assim como interpretar e calcular o ponto de equilíbrio para tomar decisões financeiras.

Nesta formação os alunos ainda aprendem a aplicar a margem de contribuição para otimizar mix de produtos/serviços, a tomar decisões de preços e volumes de vendas, e utilizar exercícios práticos para aplicar os conceitos aprendidos em situações reais.


Como se inscrever no curso de empreendedorismo gratuito na UEM?

O curso de empreendedorismo gratuito na UEM recentemente iniciou as novas turmas de seus quatro módulos, por isso não está recebendo inscrições no momento. Contudo, como a formação tem uma alta demanda, a universidade já comunicou que em breve novas turmas serão abertas.

Desse modo, se você tem interesse em se inscrever, basta ficar atento ao portal de notícias da instituição, para quando novas turmas abrirem, fazer a inscrição clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.