O resultado do FIES 2023 será divulgado no dia 14 de março. Descubra se você foi aprovado na 1° chamada ou se está na lista de espera!
Sobre o FIES 2023
O Financiamento Estudantil é uma das opções de ingresso na universidade particular, assim, você fará o curso e só o quitará após a conclusão do mesmo.
Muitas pessoas têm como objetivo os estudos pelo FIES, por isso, as vagas logo se esgotam. Para participar das inscrições do financiamento, você deve realizar a prova do ENEM nas seguintes condições:
- Tirar no mínimo 450 pontos na prova;
- Não zerar a pontuação da redação.
O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.
Fonte: portalfies.mec.gov.br
Com o reajuste do Novo FIES, os estudantes terão vantagem referente a taxa e juros do financiamento. Dessa forma, pessoas de baixa renda poderão ingressar no curso superior sem pesar no bolso.
Resultado do FIES 2023
O portal oficial do governo divulgará o resultado do FIES 2023 no dia 14 de março.
Confira abaixo, o calendário oficial do FIES 2023:
- Resultado- 14/03
- Complementação das informações da inscrição – de 15 a 17/03
- Convocação da lista de espera – de 21 a 18/03
Regras do Novo FIES
Para participar das inscrições do financiamento, os candidatos deverão estar de acordo com as regras do Novo FIES. As exigências são:
- Modalidade I: Taxa de juros (Zero);
- Na modalidade II e III, taxa de juros conforme o banco contratado pelo candidato;
- Possuir conta Gov.br;
- Tirar no mínimo 450 pontos na prova do ENEM e não zerar a pontuação da redação.
O novo FIES possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.
Fonte: Portal Fies
Para obter a vaga de forma definitiva, o candidato passará pelas seguintes etapas:
- Inscrição no ENEM;
- Realização da prova do ENEM;
- Resultado do exame;
- Inscrição no FIES, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio;
- Resultado do FIES (Caso seja aprovado na 1ª chamada);
- Complementação das informações referente ao Financiamento Estudantil;
- Revisão da renda bruta mensal da família;
- Obtenção da vaga do curso escolhido.
Qual a renda mínima para participar do FIES 2023?
O FIES foi projetado para ajudar pessoas de baixa renda, assim, essas pessoas terão direito ao estudo superior sem pesar no seu bolso. Mas para participar da seletiva do Financiamento Estudantil, você deve possuir uma renda mínima.
O candidato deverá comprovar a renda familiar mensal bruta, mas ela será analisada por pessoa. Em outras palavras, todas as pessoas que residem na sua casa terão que informar a sua renda.
- O FIES aprova somente o financiamento para candidatos que possuem um salário mínimo nacional vigente mensal.
Se a renda bruta familiar mensal exceder 3 salários mínimos por pessoa, então, você será incluído na modalidade do P-FIES. Nesse caso, o financiamento alcançará 50% da mensalidade do curso, assim, você deverá pagar 50% da mensalidade a faculdade.
Para concorrer a modalidade FIES onde o financiamento é de 100%, o estudante deverá possuir renda total menor do que três salários mínimos.