Você realizou o ENEM mas não sabe como usar a nota do ENEM para entrar na faculdade? Então, este texto é para você. Além do SISU, vamos te mostrar outras maneiras de como usar a nota do ENEM para entrar na faculdade. Veja.
O sonho de iniciar um curso superior
Entrar na faculdade é o sonho de muitos brasileiros. Possuir um diploma, ter uma profissão, aprimorar seus conhecimentos e trabalhar para conquistar seu espaço no mercado é uma realidade almejada por muitas pessoas.
Porém, por mais que a conquista pelo diploma do ensino superior tenha atingido grandes espaços e ganhado grandes proporções, essa ainda é uma realidade distante para muntos.
Ainda é grande o número de brasileiros que não conseguem ingressar em uma instituição de ensino superior. Seja pela falta de acesso a informação, seja pelos custos que tais instituições disponibilizam etc.
A verdade é que o sonho de ungressa numa faculdade que muitas pessoas possuem, muitas vezes, fica só no papel.
Se você é estudante e tem o sonho de cursar a faculdade, temos uma ótima notícia para você!
O Governo Federal possui diversos programas que facilitam e tornam acessível o ingresso de estudantes de baixa renda em diversas instituições de ensino superior do Brasil. Sejas elas privadas ou públicas.
A educação e o acesso às instiuições de ensino superior é direito de todos. É por isso que todos os anos pagamos nossos impostos e contribuímos com o Governo Federal.
Foi pensando nesse cenário que o Governo Federal Brasileiro criou alguns programas que tornam o acesso às instituições de ensino superior mais acessíveis.
Esses programas têm grande importância na vida dos brasileiros e devem ser respeitados.
Como usar a nota do ENEM para entrar na faculdade?
Atualmente o Governo Federal possui três programas que possibilitam o aluno iniciar seus estudos em uma instituição de ensino superior. São eles:
Além disso, algumas universidades aceitam a nota do ENEM, onde também pe possível:
- ingressar em uma universidade privada sem vestibular
- Complementar a nota do vestibular com a nota do ENEM.
O objetivo deste texto é apresentar a você outros programas que não o SISU (Sistema de Seleção Unificada) para ingressar na faculdade.
Conheça agora como funciona os outros dois programas, ProUni e FIES.
Como usar a nota do ENEM para entrar na faculdade com o ProUni
O ProUni é a abreviação do Programa Universidade para Todos e foi criado pelo Governo Federal e pelo Ministério da Educação em 2004.
O objetivo do programa é oferecer bolsas de estudos aos alunos para que eles possam iniciar seus estudos em faculdades particulares. As bolsas podem ser integrais (100%) e também parciais (50%).
Para se inscrever no programa o aluno deve ter obtido no mínimo uma pontuação de 450 no ENEM e não pode ter tirado nota zero na redação.
Além dessas regras o aluno também deve preencher tais requisitos:
- Ter cursado todo o período do Ensino Médio em escola pública;
- Ter cursado todo o período ou pelo menos uma parte do Ensino Médio em escola privada com bolsa integral;
- Ser portador de deficiência física;
- Ser professor da rede pública de ensino básico e querer concorrer a cursos de pedagogia (normal, superior, licenciatura).
As bolsas de estudos possuem alguns critérios de aprovação. São eles:
- Bolsa integral: O aluno precisa ter renda familiar bruta mensal de no máximo 1 salário mínimo e meio por familiar;
- Bolsa parcial: O aluno precisa ter renda bruta familiar mensal de no máximo 3 salários mínimos por familiar.
Como usar a nota do ENEM para entrar na faculdade com o FIES
O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) também é uma proposta do Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação para faciliar o ingresso em instituições superiores de ensino.
Ele foi criado com o objetivo de financiar cursos superiores para aqueles que não têm condições financeiras.
No FIES, o aluno poderá escolher duas opções de financiamento que giram em torno de sua renda per capita. O pagamento do mesmo acontecerá somente após a conclusão do curso.