Que tal se preparar melhor montando um cronograma ENEM 2024? As datas estão próximas de serem divulgadas, e nós reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber; confira!
O que é o ENEM?
Em primeiro lugar, o Exame Nacional do Ensino Médio (ou ENEM) foi criado pelo Governo Federal, em 1998, como forma de avaliar o desempenho dos alunos que estão concluindo a educação básica.
Então, 11 anos depois, o exame se tornou um facilitador ao acesso à educação superior.
Desde então, a classificação nos processos seletivos dos programas governamentais de fornecimento de bolsas de estudo:
Ambos passaram a ser baseados nas notas do ENEM. Além disso, o resultado do Exame também pode ser usado para conseguir um empréstimo estudantil através do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e até mesmo para melhorar a classificação no vestibular de diversas universidades.
Quem pode fazer o ENEM 2024?
Apesar de ser um processo seletivo ministrado por órgão governamental, o ENEM não é tão burocrático assim, permitindo que interessados de todas as idades, que tenham documento de identidade e CPF, se inscrevam para fazer o exame.
Porém, há apenas um detalhe importante que os interessados precisam saber: para poder usar a nota do ENEM nos programas do governo, o candidato deve ter concluído a educação básica, ou estar concluindo no ano em que fizer as provas.
Além disso, candidatos que tiverem do 2º ano do ensino médio para baixo podem participar do processo seletivo como “treineiros”, avaliando seu nível de conhecimentos e adquirindo experiência no exame.
Cronograma ENEM 2024
Os interessados em participar do ENEM precisam apenas se inscrever, pagar a taxa de inscrição para participar dos dois dias de prova. Em 2023, o valor era de R$ 85,00, sendo esperado que se mantenha agora para 2024.
No entanto, todo o processo tem um calendário de datas e períodos pré-definidos pelo Ministério da Educação, que precisam ser respeitados.
Até o momento, o Governo Federal não divulgou as datas oficiais de inscrições e provas. Mas é possível que siga o calendário similar ao do ano passado, com início na segunda quinzena de maio.
Com relação às provas, estas costumam ser entre outubro e novembro, sendo aplicadas em dois finais de semana, sempre aos domingos.
Como são as provas do ENEM?
A princípio, as provas são feitas em dois dias, sendo 180 questões divididas entre provas objetivas, de múltipla escolha, de quatro áreas de conhecimento, além da redação.
Os conteúdos das provas são os ensinados durante os três anos do Ensino Médio, veja abaixo as disciplinas abordadas:
- Linguagens, códigos e suas tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
- Ciências humanas e suas tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
- Ciências da natureza e suas tecnologias: Biologia, Química e Física;
- Matemática e suas tecnologias: Matemática.
Como saber o local da prova do Enem 2024?
Para encontrar o local da prova, basta que os candidatos acessem a Página do Participante. Através dela, o candidato vai informar o CPF e a senha cadastrados na plataforma GOV.BR.
Inscrições ENEM 2024
As inscrições no ENEM devem ser feitas na página oficial do exame, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), respeitando o cronograma Enem 2024. Veja abaixo como se inscrever:
- Acesse a página do Enem no portal do INEP clicando aqui;
- Clique em “Página do Participante“;
- Na página clique em “Entrar com Gov.br“;
- Faça login caso já tenha cadastro ou cadastre-se com seu CPF;
- Preencha os dados solicitados;
- Escolha a língua estrangeira de sua prova;
- Responda ao Questionário Socioeconômico e finalize sua inscrição;
- Emita o boleto de pagamento da taxa de inscrição;
- Pronto você está inscrito.
Lembre-se que a inscrição só é efetivada após o pagamento da taxa de inscrição!
O que levar para o ENEM 2024?
É obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente, e documento de identificação válido, físico ou digital. Também é aconselhável levar o cartão de confirmação de inscrição.
Além disso, os participantes também poderão levar um lanche e água, já que a prova pode durar a tarde toda.
Por fim, lembre-se de sempre consultar as informações no portal oficial do Governo antes de sair para ir fazer a prova. Boa sorte!