Quer saber tudo sobre as inscrições SISU 2024? Então, este artigo é tudo o que você estava procurando. Entenda agora os detalhes acerca das regras, as datas importantes que você não pode perder, e claro, como se inscrever neste programa.
O que é o SISU?
O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é um sistema informatizado criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. A partir dele, estudantes que se formaram no ensino médio, podem ingressar em instituições públicas de ensino superior do país.
Desse modo, o ingresso em universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia, está cada vez mais acessível. O SISU é uma iniciativa de 2010, e sem dúvidas, mudou a forma que muitos alunos, principalmente de escolas públicas, veem a possibilidade de continuar os seus estudos.
O processo seletivo do SISU ocorre duas vezes por ano, geralmente no início de cada semestre. Aliás, janeiro e julho são meses em que você deve manter a atenção no programa.
Quem pode se inscrever? Bem, todos os estudantes que participaram da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além disso, cada pessoa pode escolher até duas opções de curso, que ditarão a ordem de preferência do aluno.
Para ser aprovado, entretanto, basta atingir a nota de corte, o que é formado pela quantidade de vagas ofertadas, e a performance dos inscritos no curso. De todo modo, o SISU é uma forma de democratizar o acesso ao ensino superior público no Brasil, derrubando barreiras e criando pontes em todos os estados do país.
Regras SISU 2024
Antes de participar do SISU, é imprescindível conhecer as regras que foram instituídas pelo MEC (Ministério da Educação). Desse modo, para facilitar a sua visualização e compreensão, destacamos em uma lista as principais regras a seguir:
- Participação no ENEM: para participar do SISU, o estudante deve ter feito a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM);
- Peso das notas do ENEM: cada instituição de ensino superior participante do SISU pode atribuir pesos diferentes às notas das provas do ENEM. Ou seja, um curso na área de exatas dará um peso maior ao seu desempenho na prova de Matemática;
- Inscrições: os candidatos podem se inscrever em até duas opções de curso, por ordem de preferência, no site do SISU. Além disso, lembre-se que não há fronteiras, de modo que você pode se matricular para qualquer lugar do Brasil;
- Cotas: as instituições de ensino superior participantes do SISU devem reservar uma porcentagem de vagas para alguns estudantes. Se enquadram no benefício das cotas, estudante que se autodeclararem pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e alunos de escolas públicas;
- Classificação: os candidatos se classificam de acordo com a pontuação obtida no ENEM. Combinado a isto, é considerada também a quantidade de vagas disponíveis em cada curso e instituição de ensino superior;
- Chamadas e matrícula: são as instituições de ensino superior que divulgam as listas de chamadas dos candidatos selecionados pelo SISU. Assim, elas são as responsáveis por convocar os alunos para se matricular no curso escolhido.
Como se inscrever no SISU?
Agora, vamos te mostrar de um modo simples, como participar das inscrições do SISU 2024. Além disso, é importante ter no caderno o calendário do programa para não perder nenhum passo.
- Assim, o primeiro passo é acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do MEC.
- Depois que entrar no site mencionado acima, você verá a seguinte página e deve clicar em “Saiba Mais”, na aba do SISU. Em seguida, ou antes, se preferir, você precisa acessar sua conta Gov BR.
Em seguida, você deve selecionar a opção destacada em vermelho, onde é possível fazer a sua inscrição no período disponível. Vale destacar que se você não fez o ENEM de 2023, não é possível prosseguir com a inscrição.
Calendário SISU 2024
Em relação ao calendário, não deixe de anotar essas datas:
- Período de inscrições no SISU: 15 a 28 de fevereiro;
- Resultado da primeira chamada: 22 de fevereiro;
- Período para a matrícula: 23 de fevereiro a 8 de março;
- Inscrição na lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março;
- Convocação da lista de espera: a partir de 10 de março.
Com informações: Normas Abnt