Será que o ENCCEJA 2024 é pago? Caso você tenha essa dúvida, o conteúdo de hoje trouxe informações referentes sobre possíveis taxas para inscrição e emissão de certificado. A seguir, você descobre se o ENCCEJA 2024 é pago!
ENCCEJA
Infelizmente, o cenário da educação brasileira passa por diversos conflitos há anos. Tanto que é comum ver pessoas que não puderam terminar os estudos por diversas razões.
Contudo, muitas dessas pessoas querem retomar os estudos, pegar o certificado e até mesmo ingressar em uma universidade. Mas sabemos que a maioria não tem condições de voltar às salas de aula.
Pensando nessa parcela da população, o Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) criaram o ENCCEJA!
A princípio, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) consiste em uma prova com diversas questões a serem respondidas.
Então, se o participante obtiver a nota estipulada pelos institutos, terá direito de emitir seu certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.
A prova é aplicada todos os anos e reúne milhares de candidatos. Só em 2022, mais de 547 mil pessoas realizaram o exame, conforme dados do Gov.br. Logo, é possível ver a importância que a prova tem a nível nacional.
Mas, será que é preciso pagar para se inscrever no exame? Afinal, o ENCCEJA 2024 é pago? Você descobre esta e outras informações a seguir!
Quem pode participar do ENCCEJA 2024?
Antes de sabermos se o ENCCEJA 2024 é pago, é importante saber quem pode participar do exame, fazer a prova e ter a chance de conquistar a sonhada certificação do ensino regular.
Contudo, existem alguns requisitos para poder fazer sua inscrição no ENCCEJA. São elas:
- Ter no mínimo 15 anos completos até a realização da prova, para certificação no Ensino Fundamental;
- Ter no mínimo 18 anos completos até a realização da prova, para certificação no Ensino Médio.
Se encaixando nos requisitos acima, então é possível prosseguir com sua candidatura no ENCCEJA 2024! Agora, vamos descobrir se existem taxas para realização da prova.
ENCCEJA 2024 é pago?
A princípio, uma das grandes dúvidas que os interessados no Exame Nacional para Certificação têm é sobre a necessidade de pagar uma taxa de inscrição.
É bastante comum que o Governo Federal cobre um valor para inscrição de alguns programas. Entretanto, isso não se aplica ao ENCCEJA. Até o momento, o INEP (órgão responsável pela prova) não faz nenhum tipo de cobrança para que os interessados se inscrevam no exame.
Ou seja, se você deseja se inscrever e estava esperando para descobrir se o ENCCEJA 2024 é pago, saiba que nenhum valor será cobrado por sua inscrição! Porém, existe uma pequena exceção e falaremos sobre ela a seguir:
Quando é cobrado taxa no ENCCEJA?
É sempre importante ressaltar que as inscrições no ENCCEJA são 100% gratuitas e de acesso a toda população brasileira que se enquadre nos requisitos.
Entretanto, acontece que muitas pessoas se inscrevem e, por alguma razão, não comparecem ao local informado para realização da prova. E o pior, deixam de fazer uma justificativa pela falta.
Nesses casos, os inscritos que não comparecem para realização do exame, e que desejem se inscrever no ano seguinte, deverão pagar uma taxa no valor de R$ 40,00.
“O boleto fica disponível na Página do Participante, pouco tempo depois da inscrição, e pode ser pago em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios”.
“Para quem nunca se inscreveu no Encceja, não faltou ao último ano, ou faltou, mas conseguiu comprovar o motivo da ausência, a inscrição é finalizada com uma mensagem de confirmação. Nenhum boleto é gerado para esses casos”.
Fonte: Gov.br
Mas e quanto ao certificado, é preciso pagar por ele?
Certificação do ENCCEJA 2024 é pago?
Se você vai fazer a prova do ENCCEJA 2024 e tem dúvidas sobre pagamentos para certificação, pode ficar tranquilo! A princípio, o certificado de conclusão não possui custo algum.
Desse modo, quando sua nota for divulgada, e se ela estiver de acordo com o estipulado, você receberá um e-mail informando que já pode solicitar a emissão da certificação.
Vale lembrar que, no momento da inscrição, o candidato deverá escolher uma instituição na sua região para fazer a emissão do documento!
Por fim, confira no vídeo abaixo mais informações sobre o ENCCEJA 2024: