É hora de falar acerca das cotas do ProUni 2024, e se você quer saber mais, então, está no lugar certo! Não deixe de conferir quem tem direito e veja também como este programa funciona.
Como funciona e quem tem direito às cotas do ProUni 2024?
As cotas do Programa Universidade para Todos (ProUni), visam aumentar o acesso de participante de baixa renda e outros determinados grupos de estudantes. Desse modo:
“[…] o ProUni reserva bolsas a pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. […] Vale lembrar que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do ProUni.”.
Fonte: ProUni
As cotas do ProUni de 2024 funcionam da seguinte forma:
- 50% das bolsas de estudo são reservadas para estudantes que se enquadram na Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas). São alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou em escolas particulares com bolsa integral. Além disso, devem ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo;
- Dentro dos 50% das bolsas reservadas para a Lei de Cotas, há uma subdivisão: pelo menos metade dessas bolsas devem se destinar a estudantes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas;
- Os outros 50% das bolsas são destinados a estudantes que não se enquadram na Lei de Cotas, mas que têm renda familiar per capita de até três salários mínimos.
Cronograma ProUni 2024
As cotas do ProUni são uma forma de democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil. Inclusive, se alinha com o objetivo primário das iniciativas do governo, como o FIES, o próprio ProUni, e o SISU.
Mas para participar desse processo, é muito importante se atentar ao cronograma, por isso reunimos as principais datas a seguir. Não deixe de anotar, e fique por dentro de cada etapa, seguindo os passos necessários. Assim, as notas para ficar de olho, são as seguintes:
- 28 de junho a 1º de julho ─ Período de inscrições;
- 6 de julho ─ Divulgação dos resultados;
- 6 a 18 de julho ─ Matrícula da 1ª chamada;
- 13 a 18 de julho ─ Prazo para manifestar interesse na lista de espera;
- A partir de 25 de julho ─ Início da convocação da lista de espera.
Se você quiser saber mais sobre todas as etapas do ProUni 2024, é muito importante conferir o edital oficial. Ele está disponível na aba de “Legislação”, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Quem pode participar do ProUni 2024?
Existem alguns requisitos que os interessados em se inscrever no programa, precisam seguir. Desse modo, o principal deles é participar do ENEM mais recente. É importante alcançar a pontuação mínima de 450 pontos, e claro, o participante não pode tirar zero na redação.
Além disso, é necessário possuir renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo para concorrer às bolsas integrais. Ou até 3 salários mínimos para concorrer às bolsas parciais (50% da mensalidade).
Veja também, como funciona a Lista de Espera ProUni 2024!
Outro caso são os de estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública. Alunos de escola da rede privada, que se formaram em condição de bolsista integral da própria escola.
Pessoas com deficiência, além de professores da rede pública, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrendo a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia também podem participar.