Muitas pessoas podem se assustar com a prova de Matemática no Encceja, mas a verdade é que é dá para se preparar sem medo e se sair bem. Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas que vão te ajudar a se sentir mais confiante para conseguir gabaritar a prova.
O que cai em matemática do Encceja?
Se você deseja conquistar seu certificado no Encceja, não poderá fugir da prova de Matemática, e a sua melhor opção é realmente estudar bastante. Mas, para isso, você precisa se lembrar que a prova vai pedir que você aplique diversos conhecimentos da vida prática para resolver as questões propostas.
Isso porque, de modo geral, as questões do Encceja apresentam situações do dia a dia a fim de estimular o raciocínio dos alunos, de maneira semelhante ao que o Enem também faz.
Assuntos que mais caem na prova de Matemática
Para que você possa se orientar melhor para estudar, deixamos abaixo uma lista com os conteúdos mais cobrados pelo Encceja:
- Aritmética;
- Estatística;
- Funções;
- Geometria plana e espacial;
- Juros simples e compostos;
- Leitura e interpretação de gráficos e tabelas;
- Lógica;
- Medidas (comprimento, volume, metro, litro, quilômetro, escala);
- Porcentagem;
- Probabilidade e estatística.
- Razão e proporção;
- Regra de três;
- Sistema numérico (úmeros naturais, inteiros, racionais, frações);
Fique atento, pois a prova ainda pode cobrar assuntos como Trigonometria e Teorema de Pitágoras. Por isso, vale a pena se dedicar a esses temas também.
Como estudar matemática para a prova do Encceja?
Já falamos sobre a necessidade de estudar e sobre os assuntos mais cobrados na prova de Matemática do Encceja, mas agora é o momento de focar em outro detalhe: “como estudar?”.
A princípio, é importante saber que o nível de dificuldade das questões do Encceja não costuma ser muito alto, se compararmos com o estilo de questões do ENEM, por exemplo.
Mas isso não pode ser uma desculpa para não estudar, mas sim, uma razão de se tranquilizar e focar no estudo.
Uma das melhores formas de se aprender Matemática é realmente resolvendo exercícios. Isso porque a resolução de questões ajuda a fixar o conhecimento, ao mesmo tempo em que nosso cérebro aprende a montar estratégias para fixar os assuntos e também para responder às questões.
Sendo assim, resolver questões ajuda o estudante a ganhar prática para já estar preparado no momento da prova. Quanto mais estratégias montadas, mais conexões neurais se formam e mais caminhos e ferramentas o aluno terá para resolver os problemas apresentados no exame.
Isso te ajudará também a economizar tempo na hora em que estiver fazendo a prova e não se sentir tão apertado com medo de que o tempo acabe sem que você tenha terminado ainda.
Além disso, quanto mais questões resolvidas, mais você se sente confiante para enfrentar a prova. Ao mesmo tempo, você também identifica seus pontos fracos e se dedica a estudar mais os assuntos que não domina ainda.
Questões de matemática Encceja 2024 resolvidas
Veja esses dois exemplos de questões que podem aparecer na prova do Encceja. Ao final, deixamos o gabarito.
Questão 1 – O minuto da ligação de celular no Brasil custa US$ 0,74. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos Estados Unidos, o minuto da ligação de celular custa US$ 0,27. (Disponível em: http://g1.globo.com Acesso em: 10 jul. 2014.)
Quanto se paga mais, em dólar, por minuto, nas ligações de celulares no Brasil em relação às ligações nos Estados Unidos?
- a) 0,43
- b) 0,47
- c) 0,53
- d) 0,57
Questão 2 – Um muro foi construído por 8 operários em 30 dias. Quantos dias seriam necessários para a construção deste mesmo muro, se fossem utilizados 12 operários?
Respostas
Questão 1 – Resposta: alternativa B. Basta calcular a diferença entre os valores pagos em cada país: 0,74 – 0,27 = 0,47.
Questão 2 – Pensando em razão e proporção, são duas grandezas inversamente proporcionais. Sendo assim, a resposta é 8.30 = 12.x = 20 dias.