É possível fazer transferência de curso pelo FIES 2024? A resposta para a sua pergunta é sim, como? Esta é outra questão que nós responderemos em detalhes ao longo desse artigo.
O cronograma FIES 2024
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), todo ano movimenta milhares de alunos que participaram do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). No entanto, é imprescindível se atentar às datas do seu processo seletivo.
Não há um período no calendário específico para fazer a transferência de curso, mas os estudantes precisam se atentar a uma janela de tempo no semestre. Agora, anote estas datas, pois elas são muito importantes para quem não quer perder nenhum detalhe do FIES.
- 7 a 10 de março ─ Inscrições;
- 14 de março ─ Resultado da primeira chamada e pré-seleção;
- 15 a 17 de março ─ Complementação das informações;
- 21 de março a 18 de maio ─ Pré-seleção da lista da lista de espera.
Tirou um print ou anotou? Então, não deixe de se preparar para cada uma das etapas antes destas datas passarem. Em caso de dúvida (e mesmo se não tiver), é recomendado ler atentamente o edital do FIES. Neste documento você encontra todas as informações fundamentais para qualquer participante ou interessado.
Transferência de curso FIES
O primeiro ponto que você precisa considerar para trocar de curso, é se a sua situação está elegível para a transferência. Em relação ao período máximo para ser aceito o pedido, é necessário que o estudante não tenha cumprido 18 meses no seu curso de origem (o equivalente a três semestres ou um ano e meio).
Vale destacar que bolsistas ProUni, podem pedir a transferência mesmo após os 18 meses, como o MEC informa. Além disso, estes estudantes podem trocar mais de uma vez, diferente dos contemplados pelo FIES.
“A transferência integral de curso poderá ser solicitada pelo estudante a partir do primeiro dia do último mês do semestre cursado ou suspenso na instituição de ensino de origem até o último dia do primeiro trimestre do semestre de referência da transferência.”.
Fonte: SisFIES
Como fazer a transferência de curso pelo FIES
A maior parte desse processo é feita pelo seu próprio computador, assim, o primeiro passo é acessar o SisFIES. Após preencher os dados solicitados você deve procurar a opção “Aditamento FIES”.
Chegou? Então, agora faça o seguinte caminho no site: “Aditamento de Contrato de Financiamento” > “aditamentos disponíveis” > “transferência integral”.
Neste momento, você vai ver os semestres de referência, de modo que basta selecionar o último que você cursou ou está cursando. Agora, é necessário ter paciência e atentamente preencher os dados solicitados.
Atenção, pois, em “Instituição, local de oferta e curso de destino”, você está dizendo onde quer cursar. Portanto, se a sua transferência for apenas de curso, copie e cole as informações da faculdade em que você está atualmente.
Em “Data de desligamento”, você informará quando deixará de integrar o outro curso. Uma dica para quem não quer perder tempo entre uma transferência e outra, é fazer o processo nos meses de junho e dezembro. Assim, você iniciará no novo curso, logo no início do próximo semestre.
Então, em “Número de semestres a cursar”, seja fiel à quantidade que falta do seu curso. Afinal, baseado neste número abrirá uma nova página com as informações que você preencheu.
Esta página mostra a instituição e curso que você escolheu e a quantidade de semestres que faltam para a sua formação. Se necessário, reduza os semestres para o equivalente ao quanto você já concluiu. Supondo que o curso tem 8 semestres e você já cursou 2, ajuste o novo pedido para 6 semestres.
Concluindo:
Por fim, clique em “concluir” e terminamos o que precisava ser feito no computador. Então, imprima ou salve em um lugar seguro o seu comprovante de pedido de transferência.
Automaticamente, a sua solicitação será enviada à Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento (CPSA). Após a avaliação, em caso de aprovação, basta comparecer ao CPSA, confirmar e finalizar o processo de transferência.
Imprima o comprovante do pedido de transferência.