As cotas do SISU 2024 são o tema do nosso assunto a seguir, e se você quer entender mais, não deixe de conferir. Afinal, quem tem direito? Como funciona? Estas e outras respostas, você encontra até o fim desse artigo.
O que são as cotas?
Em muitos processos seletivos disponíveis no Brasil, os participantes contam com cotas. O Sistema de Seleção Unificada (SISU), não é diferente, de modo que as cotas são uma forma de reservar vagas para diferentes grupos de pessoas. As relações podem ser socioeconômicas ou ter por questões históricas.
Com o sistema de cotas, o governo busca aumentar a inclusão social. Esta iniciativa aliada a outras como o próprio SISU, constroem um caminhos em direção a um país com números menores de desigualdades educacionais e econômicas.
As cotas que se aplicam a este programa se embasam na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, sobre a qual falaremos melhor a seguir. No entanto, as cotas podem ser definidas por lei ou por decisão das próprias instituições. Mesmo com sua finalidade, este sistema sempre geram debates por diversos motivos.
Como funcionam as cotas do SISU? Quem tem direito?
Como dissemos, é a Lei nº 12.711/2012 que norteia o sistema de cotas do SISU. Assim, 50% das vagas são destinadas a alunos que cursaram o ensino médio integralmente em escola pública.
Mas há uma subdivisão dentro deste número, que implica em uma reserva de 50% destas vagas a estudantes que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas (PPI). Além disso, se enquadram também alunos que vêm de famílias com renda por cada pessoa em casa, inferior ou igual a 1,5 salário-mínimo.
O aluno que deseja concorrer a uma dessas reservas, precisa declarar sua intenção no momento de inscrição no SISU. Falaremos melhor sobre este processo simples, mas no último tópico.
Desse modo, depois que passa o período de inscrições, o SISU fará a convocação dos alunos. O sistema recruta os alunos conforme as cotas pelas quais querem concorrer e o classificam de acordo com a sua pontuação no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Quem concorre por meio das cotas passam por duas chamadas após o período de inscrição. Vale destacar a importância de apresentar cada documento que comprove a situação na qual o aluno se declarou.
Como solicitar as cotas da SISU no momento de inscrição?
Até aqui você já entendeu bem como funciona a Lei de Cotas e quais sãos os grupos beneficiados com o sistema. Além disso, revelamos também que o aluno deve declarar o interesse em participar pela modalidade de cotas durante o momento de inscrição, agora vamos ver como você pode fazer isso.
Primeiramente, o aluno realiza a sua inscrição por meio da página do SISU(para aluno). Certifique-se de acessar este site dentro do período estipulado para se inscrever no programa.
Em seguida, é necessário fazer o acesso com sua conta gov.br (CPF e senha). Em seguida, forneça todos os dados exigidos no sistema, este processo é igual para todos os participantes.
Por fim, você indicará em qual instituição e curso deseja ingressar e neste momento também poderá escolher a modalidade (cota). Antes de concluir, você só precisa definir qual grupo social compõe, revisar todos os dados e confirmar o processo.