Você sabia que é possível combinar o ProUni e FIES 2024? É sobre isso que falaremos hoje. Quem deseja entender melhor sobre esse processo, não pode deixar de conferir nosso artigo até o fim!
É possível combinar o ProUni e o FIES?
Embora nem todos estudantes saibam disso, é possível combinar o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Assim, você precisa apenas se assegurar de que se enquadra nos requisitos para se inscrever em ambos os programas.
Vale destacar que cada uma dessas iniciativas tem seus próprios requisitos, embora compartilhem semelhanças. Assim, não deixe de conferir cada um dos editais para ter certeza do que é necessário atender no ato da inscrição.
O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas. Por outro lado, o FIES é um programa de financiamento estudantil que permite aos estudantes financiar parte ou a totalidade das mensalidades em instituições privadas de ensino superior.
Ambos os programas exigem que o participante tenha participado do ENEM. Além disso, é necessário alcançar a nota mínima de 450 pontos e não tirar zero na redação. Há também critérios socioeconômicos, que tangem desde a renda familiar, até a formação do aluno no ensino médio.
Quando combinar os dois programas?
Ambos os programas do governo têm a opção de ajuda parcial ou integral no pagamento das parcelas da universidade de escolha do participante. Entretanto, as bolsas integrais têm quesitos no quais nem todos se enquadram.
Por outro lado, as bolsas parciais são mais abrangentes em ambos os programas. O participante pode combinar as duas quando não tem condições de arcar ─ mesmo que com 50% do curso financiado ─ com as parcelas de seu curso.
Se esse é o seu caso, sem dúvida, pode ser uma ótima ideia fazer essa combinação. Vale destacar que isso é totalmente legal, sem a necessidade de burlar o sistema ou buscar brechas que te permitem financiar seu curso integralmente.
ProUni e FIES 2024: como usá-los de uma vez
Agora que você já sabe que é possível unir os dois programas, e que não há nada de errado nisso, vamos falar sobre esse processo. Assim, para combinar os dois programas, é necessário se inscrever para a bolsa parcial do ProUni e completar o valor restante com o financiamento parcial do FIES.
Antes de fazer a sua solicitação é importante lembrar que se tratam de dois programas diferentes. Isso implica em pontos que divergem, como alguns requisitos para a inscrição, além do edital, e claro, o seu cronograma de atividades. Para realizar essa união:
“[…] é necessário que a instituição e o curso para o qual o candidato foi contemplado com bolsa parcial do Prouni tenham oferta de vagas para financiamento e que o estudante seja aprovado no processo seletivo do Fies.”.
Fonte: MEC
Desse modo, não há segredo algum para participar dos dois programas. O estudante precisa realizar a inscrição no ProUni e FIES, solicitando a bolsa e o financiamento parcial.
Uma dica alinhada ao anúncio do MEC, é conferir se a instituição e curso que você busca, estão disponíveis no ProUni e FIES. Após isso, basta aguardar a abertura das inscrições, e em caso de dúvidas, você pode buscar informações na secretaria da universidade e sanar suas dúvidas.