Inscrições ENEM 2025: Passo a Passo e Prazos

Se você é um estudante concluindo ou recém formado no Ensino Médio, com intenção de ingressar no Ensino Superior, sabe que precisa fazer o Enem. Então veja aqui tudo que precisa saber sobre as inscrições Enem 2025, e se prepare.

Jovem posa sorridente com notebook aberto em suas mãos
Imagem: Freepik

Por que fazer o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado pelo Governo Federal inicialmente com o propósito de avaliar o desempenho de alunos que estão concluindo o Ensino Médio. Contudo, acabou ganhando uma segunda importante função no acesso à educação superior.

Isso porque as notas do Enem tornaram-se a base para selecionar candidatos em em processos seletivos de programas governamentais. Dessa forma, para participar do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e Programa Universidade para Todos (Prouni), é preciso ter feito o Enem.

Igualmente quem pretende tentar obter empréstimo estudantil por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) precisa da pontuação do Exame. Além disso, algumas universidades usam a nota do Enem como forma de acesso direto, ou acréscimo de pontuação do vestibular.

Jovem universitário posa sorridente fazendo sinal de positivo com polegar para cima no campus da universidade com outros alunos ao fundo
Imagem: Freepik

O que precisa para inscrições Enem 2025?

Para participar do Enem o candidato só precisa ser brasileiro e apresentar documento de identidade e CPF. No entanto, para que a nota seja válida no Prouni, SISU e FIES, a participação deve ser recente e o estudante precisa ser formado, ou estar concluindo o Ensino Médio no ano em que fizer o Exame.

Se você ainda não estiver se formando, pode fazer inscrição no Enem como treineiro, avaliando seu nível de conhecimentos, se preparando para fazer o Exame quando se formar.

http://Inglês%20no%20ENEM
nota alta

Inglês no ENEM

Truques para se dar bem na prova!

Acessar!
Você permanecerá no site atual

Quando começam as inscrições do Enem 2025?

As inscrições do Enem 2025, assim como acontece anualmente, acontecem no fim do primeiro semestre do ano. Então para não perder o prazo, veja abaixo o cronograma do Enem 2025, e já agende sua inscrição:

  • Inscrições: de 05 a 16 de maio;
  • 1º dia de provas: 02 de novembro;
  • 2º dia de provas: 09 de novembro;
  • Divulgação do gabarito em 21 de novembro;
  • Divulgação dos resultados: 13 de janeiro.
jovem fazendo prova
Imagem: Freepik

Quantas questões tem a prova do Enem 2025?

Bem como nas edições anteriores, a prova do Enem 2025 contará com um total de 180 questões objetivas, de múltipla escolha, além de uma redação. Divididas em dois dias, as provas abordam temas de quatro áreas de conhecimento adquiridos nos três anos do Ensino Médio.

Veja abaixo as áreas de conhecimento que serão abordadas em cada dia de prova, e as disciplinas incluídas em cada uma delas:

1º dia:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Ciências humanas e suas tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Redação.

2º dia:

  • Ciências da natureza e suas tecnologias: Biologia, Química e Física;
  • Matemática e suas tecnologias: Matemática.

Como me inscrever para o Enem 2025?

Para se inscrever para o Enem 2025, você deve acessar o portal do processo seletivo dentro do prazo estabelecido pelo Ministério da Educação. Veja abaixo um passo a passo fácil de como fazer inscrições Enem 2025 rapidamente:

  1. Acesse a página do Enem no portal do INEP clicando aqui;
    Página Enem no portal Inep
    Imagem: Reprodução
  2. Clique em Página do Participante;
  3. Na página clique em Entrar com Gov.br;
  4. Faça login caso já tenha cadastro ou cadastre-se com seu CPF;
  5. Preencha os dados solicitados;
  6. Escolha a língua estrangeira de sua prova;
  7. Responda ao Questionário Socioeconômico e finalize sua inscrição;
  8. Emita o boleto de pagamento da taxa de inscrição;
  9. Pronto você está inscrito, agora é só pagar o boleto da taxa de inscrição no valor de R$ 85 para efetivar sua inscrição e se preparar para as provas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.