ProUni e SISU 2024 são iniciativas do governo brasileiro, que têm o objetivo de tornar o acesso ao ensino superior mais democrático. Quer entender melhor? Você está no lugar certo, então, não deixe de conferir e entenda melhor ambos os programas.
As diferenças entre SISU e ProUni
Embora o ProUni e o SISU compartilhem objetivos parecidos, eles apresentam diferenças.
O ProUni tem a finalidade de custear, parcial ou integralmente, o curso de estudantes brasileiros de baixa renda. Uma das principais exigências para poder se inscrever, é ter participado de alguma entre as últimas duas edições do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Além disso, há uma nota mínima de 450 pontos, que é uma média das 5 notas do exame, e o aluno não pode ter ficado com zero na redação. Os estudantes precisam se atentar aos critérios socioeconômicos. Eles avaliam a renda familiar, a formação no ensino médio, e se a pessoa tem condições especiais (como ser deficiente).
Já o SISU é um sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio dele, os estudantes brasileiros podem se inscrever para vagas em cursos de graduação em universidades públicas.
Diferente do ProUni que avalia critérios socioeconômicos, o SISU utiliza exclusivamente a nota do ENEM como critério de seleção. Então, se você deseja ingressar em universidades federais, institutos federais, estaduais além de algumas instituições municipais, esse programa pode te ajudar.
Assim, enquanto o ProUni concede bolsas em instituições privadas, o SISU permite o ingresso em instituições públicas. Vale destacar que no segundo caso a graduação é totalmente gratuita. Ao usar o ProUni com bolsa parcial, portanto, o aluno tem que arcar com a outra metade do valor do curso ou recorrer ao FIES.
É possível usar o ProUni e SISU ao mesmo tempo?
Não. Como o próprio MEC indica “quem for selecionado por ambos, deve optar por um deles”. No entanto, durante o período de inscrição é possível participar dos dois programas.
Antes de se inscrever para o ProUni, não esqueça de se certificar de que se enquadra nos requisitos do edital. Então, lembre-se de escolher bem as suas opções e confira a seguir como é fácil se inscrever nos dois programas.
Como adquirir o SISU e o ProUni
Antes de tudo, a inscrição em ambos os programas é feita online por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Entrando nessa página, basta rolar até o fim da tela e você verá três opções, referentes a cada iniciativa do governo.
Encontrou? Em seguida, você só precisa clicar na opção na qual deseja se inscrever. Você será redirecionado para a página referente ao respectivo programa escolhido. É importante destacar que não há nenhuma taxa para se inscrever no ProUni ou FIES.
Entrando na página do programa de sua escolha, você verá o cronograma, que também é interativo. Basta clicar em “Período de Inscrição” e realizar o seu login ou cadastro na plataforma do governo.
Por fim, basta aguardar os resultados e em caso de aprovação no ProUni e FIES, escolha a melhor opção para você. Afinal, como destacamos, só é possível participar em um por vez.