Perdi o SISU 2025: Veja outras bolsas que você pode conseguir!

Você talvez esteja pensando “Perdi o SISU 2025” e agora? Calma, pois, preparamos um artigo pensando justamente nesta ocasião. A partir de agora, te mostraremos que existem outras vias para ingressar no ensino superior, caso você tenha perdido o SiSU.

Uma menina usa o notebook em casa. Ela pensa "Perdi o SISU 2025" e busca uma oportunidade. Apesar de tudo, sorri aliviada
Imagem: Reprodução/Freepik

O que fazer se perdeu o Sisu 2025?

Perder o prazo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) pode ser uma situação frustrante para muitos estudantes. No entanto, ainda há algumas opções que você pode considerar.

Primeiramente, você pode procurar por universidades públicas e privadas que oferecem processos seletivos próprios. Assim, verifique os prazos e requisitos de inscrição de cada uma delas par ase certificar de fazer a inscrição corretamente.

Não se esqueça que também existem outras modalidades de ingresso! Abaixo trouxemos algumas sugestões, mas não deixe de pesquisar mais alternativas.

É fundamental também se manter informado. Ou seja, se atente aos prazos e às oportunidades de ingresso em instituições de ensino superior. isso inclui tanto o site do Sisu quanto os sites das universidades e do Ministério da Educação.

segunda chance

Vagas Remanescentes SISU 2025

Inscrição e Resultado.

Conferir!
Você permanecerá no site atual

Pode se inscrever no Sisu duas vezes?

O SiSU 2025 permite que os candidatos concorram a vagas em instituições públicas de ensino superior duas vezes ao ano, em edições diferentes. No entanto, é importante estar ciente de algumas regras e recomendações.

Um grupo de 5 estudantes posa para a foto dentro da sala de aula
Imagem: Reprodução/Freepik

Vale mencionar que o SiSU realiza duas edições anuais, geralmente no início de cada semestre letivo. Assim, os candidatos podem se inscrever em ambas as edições, desde que atendam aos requisitos exigidos.

De todo modo, atenção aos prazos de inscrição de cada edição do Sisu. Afinal, perder o prazo pode significar a perda da oportunidade de concorrer a vagas em instituições de ensino superior públicas.

Antes de se inscrever no Sisu, avalie cuidadosamente as opções de cursos e instituições disponíveis. Não se esqueça que em cada edição, teoricamente também dá para se inscrever duas vezes.

Caso você não passe na chamada regular, ainda é possível participar da lista de espera e concorrer às vagas remanescentes.

O que acontece se eu não passar no SiSU 2025?

Se você não passar em nenhuma das opções de curso durante uma edição do Sisu, não se desespere. Existem outras alternativas, como, por exemplo:

Um estudante segura o notebook na mão. Ele está de pé e constata "Perdi o SISU 2025"
Imagem: Reprodução/Freepik
  • Lista de espera: não se esqueça que após o resultado da chamada regular do Sisu, é possível manifestar interesse em participar da lista de espera;
  • Outras modalidades de ingresso: ainda é possível encontrar instituições que oferecem outras formas de ingresso, com processos seletivos próprios e programas de transferência;
  • ProUni e Fies: como você deve imaginar, estas duas iniciativas do governo também podem te ajudar. Aliás, falamos em mais detalhes sobre estes programas.

Tem como entrar na faculdade sem SiSU 2025?

Sim, é possível ingressar em uma faculdade mesmo sem utilizar o SiSU 2025. Existem diversas outras formas de ingresso em instituições de ensino superior.

Os vestibulares ainda são uma porta de entrada em algumas universidades públicas e privadas. De todo modo, é indispensável se atentar aos editais e prazos de inscrição de cada instituição.

Uma menina de blusa de frio amarela está fazendo anotações em seu caderno
Imagem: Reprodução/Freepik

Se você já está matriculado em um curso, ainda pode ser possível recorrer às transferências. Não deixe de verificar os requisitos e procedimentos de cada instituição.

Além do SiSU 2025, os estudantes podem recorrer ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES)

Ambos os programa permitem que o estudante se concorra a vagas em instituições de ensino superior privadas. O ProUni concede bolsas estudantis de 50% 100% de desconto na mensalidade do curso. 

Já o FIES concede um financiamento estudantil, na prática, é como um empréstimo ao estudante. Também é possível conseguir o financiamento de 50% ou 100% do valor do curso. 

  • PEP (Programa Especial de Parcelamento);
  • Financiamento PraValer;
  • Educa Mais Brasil. 

Para quem chegou aqui pensando “perdi o SISU 2025“, sem dúvida, é reconfortante ver que há diferentes opções para ingressar na universidade. Contudo, não esqueça de conferir o edital e o cronograma das outras modalidades pela qual optar.  

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.