Aditamento FIES 2023: Renovação FIES, Prazos, Solicitação e Contrato

Realize o aditamento FIES 2023, assim, poderá obter o financiamento.  O aditamento FIES 2023 deve ser realizado para todo o semestre universitário. Confira mais detalhes do aditamento do Financiamento Estudantil nesse artigo.

"Aditamento FIES 2023

É o CPSA que tem a responsabilidade de solicitar a renovação do contrato do estudante. Após a solicitação, você deve confirmar os dados no sistema do Fies.


Tipos de aditamento do FIES

Fique bem informado, conheça quais os tipos de aditamento do FIES. Hoje, vamos te mostrar qual a diferença do aditamento simplificado e não simplificado.

  • Aditamento simplificado: Esse tipo de aditamento do FIES deve acontecer quando não há alteração nas cláusulas do contrato de financiamento;
  • Aditamento não simplificado: Se for necessário realizar alguma alteração no contrato do estudante, então, você deve realizar o aditamento não simplificado.

✓ Veja os artigos mais buscados pelos alunos:

Requisitos do aditamento

O aditamento FIES 2023 só poderá ser realizado se o estudante estiver com as suas obrigações financeiras em dia, ou seja, você não pode estar devendo na instituição.

As parcelas do curso na instituição deverão estar quitadas, assim, você poderá realizar o aditamento do financiamento.

Fique atento a regra para não perder o financiamento, afinal, se não for renovado o sistema informará o seu desinteresse no financiamento. Nesse caso, o financiamento será interrompido.


Passo a passo do aditamento FIES 2023

Veja como realizar o aditamento FIES 2023 de forma correta, sabendo que cada uma das formas de renovação deverão ser realizadas no CPSA da faculdade.

  • Aditamento simplificado: Nesse caso, o estudante deverá comparecer ao CPSA da faculdade. Dessa forma, o mesmo deverá retirar o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), o mesmo deve estar assinado pelo Presidente ou Vice-Presidente da Comissão;
  • Aditamento não simplificado: Ao ir até o CPSA da faculdade, você deve retirar o DRM assinado pelo Presidente ou Vice-Presidente, só então, deverá ir até o banco. No banco, o estudante deverá finalizar o processo de aditamento.

Para mais informações, clique aqui.

Aditamento FIES 2023

Como realizar?

Para realizar o aditamento do FIES, será necessário seguir alguns passos como:

    • Conferir o e-mail do FNDE, nele é possível encontrar a liberação de atendimento pela CPSA;
    • Clique no link informado no e-mail, assim, poderá acionar a opção “Aditamento de contrato” e informar os dados pedidos;
    • Agora, clique em “Entrar” e confirme os dados da ficha clicando na opção “Sim”;
    • Se for necessário fazer alteração, clique em “Sim”, então, clique em “Confirmar aditamento”;
    • Confira os dados da página e clique em “Imprimir Comprovante”.

Caso tenha solicitado o aditamento não simplificado, você deve ir até o agente financeiro para que a situação do financiamento seja regularizada.

 


Prazo para aditamento FIES

Confira qual o prazo para o aditamento FIES! Caso deseje fazer o procedimento par ao primeiro semestre, você deve ficar atento ao período do processo.

    • Para o primeiro semestre o período de aditamento é nas seguintes datas: 1 de dezembro do ano anterior a 31 de março;
    • No segundo semestre a renovação do Fies acontecer nas datas: 1 de julho e 31 de agosto. 

  • ✓ Saiba tudo sobre o ProUni:

Após a solicitação realizada no CPSA, você terá um prazo de até 20 dias para realizar o aditamento.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Aditamento FIES 2023: Renovação FIES, Prazos, Solicitação e Contrato

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.