Rematrícula FIES 2023: Quem tem FIES precisa fazer Rematrícula?

Muitos estudantes tem dúvidas sobre como funciona o processo de rematrícula FIES 2023 Por conta disso, separamos esclarecimentos sobre como realizar o procedimento e se de fato ele se faz necessário. Para mais detalhes sobre a rematrícula FIES 2023, continue acompanhando o texto a seguir.

publicidade
Rematrícula FIES 2023
Rematrícula FIES 2023

Aditamento FIES

Primeiramente, o FIES garante oportunidades aos alunos que desejam ingressar no ensino superior privado. Sendo assim, para realizar a inscrição é preciso seguir as regras do programa, comprovar renda, entregar a documentação e ter realizado o ENEM.

publicidade

Após a conclusão do curso, o estudante inicia o processo de pagamento do débito. Contudo, o que muitas pessoas tem dúvidas é a respeito da rematrícula e da obrigatoriedade do procedimento.

Desse modo, é valido frisar que os alunos com financiamento ativo precisa renovar a matrícula do FIES a fim de renovação do sistema, caso contrário, há riscos de perder o financiamento.

Imagem: Portal Educa mais Brasil
publicidade

✓ Veja também:

De todo modo, também chamada de aditamento do FIES, a rematrícula tem a principal função de avaliar os cadastros ativos e analisar se os estudantes estão cumprindo os requisitos do programa.

publicidade

Com isso, o processo também age diretamente no combate às fraudes e na correção de dados cadastrais que porventura estiver precisando de reparo. Veja mais detalhes a seguir.


Quando é a renovação do FIES 2023?

Como o procedimento é obrigatório, é fundamental que o aluno faça a rematrícula FIES 2023 em todos os semestres. Quanto aos prazos, é importante lembrar que é de responsabilidade da instituição ou do MEC a divulgação das datas.

O calendário é divulgado de forma prévia para que o aluno não perca as datas estabelecidas. Desse modo, todos os alunos inseridos no programa precisam realizar o procedimento em tempo hábil.

publicidade
Imagem: Pexels

O FIES é um recurso valioso para quem não tem condições de pagar uma faculdade. O processo seletivo acontece duas vezes por ano e usa a nota do Enem como critério de classificação.

Para se inscrever, é obrigatório apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação de qualquer edição do Exame a partir de 2010, além de se encaixar no critério de renda familiar.

Fonte: Guia da carreira

✓ Veja mais detalh:

publicidade

Como fazer a rematrícula FIES 2023?

A renovação da matrícula acontece de duas formas: simplificada e não simplificada. A forma simplificada consiste no aluno confirmar os dados no sistema, de forma online.

Contudo, caso haja alguma incongruência, cabe ao aluno comunicar ao CPSA, órgão que trata dos assuntos do FIES. Após a correção junto ao sistema, o aluno vai confirmar a rematrícula FIES 2023.

publicidade

Entretanto, no caso da forma não simplificada, o aluno precisa dirigir-se ao CPSA da sua instituição e logo em seguida no banco em que realizou o financiamento.

A rematrícula no FIES não simplificada é para alunos com documentação pendente ou aqueles que precisam comprovar a veracidade de alguma informação.

Para entrar no sistema, basta seguir o passo a passo abaixo:

publicidade
Imagem: Portal FIES
  • Entre com login e senha;
  • Confirme os dados do aditamento.
publicidade

Vale lembrar que o aluno que perdeu o prazo da rematrícula FIES 2023, precisa entrar em contato com a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e informar o ocorrido.

Além do FIES, o governo disponibiliza outros programa de acesso às universidades, como por exemplo, Prouni e SISU. Algumas instituições ainda oferecem bolsas de estudos e disponibilizam financiamento próprio.

Por fim, para mais detalhes sobre a rematrícula FIES 2023, continue acompanhando este portal.

publicidade
Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Rematrícula FIES 2023: Quem tem FIES precisa fazer Rematrícula?

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.