FIES Mestrado e Doutorado 2023: Como Funciona? Vagas e Inscrições

O FIES mestrado e doutorado 2023 é uma oportunidade para as pessoas que desejam fazer os cursos e quitar o valor após o término. Por conta disso, separamos mais informações sobre como funciona o FIES mestrado e doutorado 2023, assim como vagas, inscrições, entre outros.

FIES mestrado e doutorado 2023
FIES mestrado e doutorado 2023

O que é FIES?

O Financiamento Estudantil, mais conhecido como FIES, surgiu em 1999 e tem a principal função de custear os estudos e proporcionar facilidade de pagamento. De acordo com o programa, o estudante pode pagar o valor do curso após a conclusão.

É importante lembrar que o FIES é voltado para instituições privadas. Atualmente existe três modalidades de financiamento, a primeira é o FIES propriamente dito e já a segunda ou terceira é a categoria P-Fies.

Neste último, há a possibilidade de um financiamento mais em conta já que é custeado por recursos públicos. Veja quais são as regras para se inscrever no FIES mestrado e doutorado 2023.


Quem pode se inscrever para FIES mestrado e doutorado 2023?

Para se inscrever no FIES é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio. Além disso, estudantes que estão matriculados em cursos em instituições privadas podem dar continuidade nos estudos utilizando o Financiamento.

✓ Veja também:

Essa facilidade só foi permitida depois de 2016, sendo possível ter o valor do mestrado ou doutorado custeado de forma integral ou parcial.

Outra regra é que lato sensu, curso de especialização e cursos a distância não estão inclusos nesta facilidade. Para dar início no FIES, o aluno precisa estar inserido em cursos de pós graduação que tem nota positiva junto a SINAES.

Imagem: Portal Educação

Estudantes que já são contemplados com bolsas do Prosup também não podem se inscrever no programa. Veja detalhes e saiba como se inscrever no  FIES mestrado e doutorado 2023.


Como se inscrever no FIES mestrado e doutorado 2023 ?

Para se inscrever, basta acessar o site oficial e seguir o passo a passo abaixo. Confira.

Imagem: SisFIES
  • Realizar o login e senha;
  • Entrar no sistema e escolher o curso.

No programa, só é possível a entrada após a realização do cadastro, caso seja o primeiro ingresso é necessário fazer um cadastro. Por meio do SisFIES é possível o acesso pelas instituições, representantes e gestores. Veja mais detalhes sobre o pagamento do curso junto ao programa.


Como funciona o pagamento?

O pagamento do FIES funciona após a conclusão do cursos, como mencionado acima. Entretanto, é preciso que mensalmente os estudantes paguem os valores referentes às taxas de juros.

Os pagamentos são realizados diretamente na instituição financeira, entretanto, a segunda via pode ser acessada junto ao portal do FIES.

Imagem: Portal Educação

Para os financiamentos feitos pela Caixa Econômica Federal, por exemplo, o banco tem uma página exclusiva para os beneficiários do Fies. Em caso de atraso, é preciso solicitar um novo boleto com os valores de juros reajustados e pagar diretamente no banco. 

É importante que o estudante não atrase seus boletos durante o curso e nem na fase de amortização. Em caso de inadimplência durante o curso, o beneficiado pode perder o benefício e não conseguir se formar.

No período de amortização, o estudante que deixar de pagar também perde o benefício e passa a ter uma dívida muito maior, fora dos moldes do programa.

Fonte: Quero Bolsa

A Caixa Econômica é responsável pelo Novo Fies, a modalidade com um valor mais em conta. Em razão disso, por meio do site do órgão é possível ter acesso aos boletos e fazer renegociação.

Para mais detalhes sobre o FIES mestrado e doutorado 2023, continue acompanhando este portal.

✓ Veja mais informações sobre o FIES:

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

FIES Mestrado e Doutorado 2023: Como Funciona? Vagas e Inscrições

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.