Cancelamento FIES 2023: Como Cancelar o FIES? Passo a Passo!

cancelamento FIES 2023 pode ser solicitado pelo estudante que julgar necessário, mas, todo o processo ocorre online. Saiba que ao acionar o cancelamento FIES 2023, você deve quitar o valor do empréstimo estudantil.

Cancelamento FIES 2023
Cancelamento FIES 2023 (Imagem: Pexels)

Cancelamento FIES 2023

Se você passar por alguma situação e precisar o cancelar o FIES, então, poderá entrar com a solicitação.

O pedido de cancelamento acontece online, mas antes de acioná-lo veja o quais as consequências:

  • Ao realizar o pedido para cancelar o FIES, o estudante fará um novo acordo com o seu agente financeiro, ou seja, o Banco escolhido;
  • O Banco fará um novo acordo. Nele ficarão acertadas quais serão as mensalidades do pagamento do empréstimo até o momento do cancelamento.
Imagem: Pexels

✓ Veja mais informações:

Não se preocupe, o novo acordo será feito respeitando a sua renda mensal. No caso de pessoas desempregadas, o FIES realiza um parcelamento com um valor mínimo a ser pago.

Antes de cancelar o contrato, analise quais as possibilidades e pondere essa decisão. As justificativas recorrente do cancelamento se dar devido a:

  • Problemas financeiros;
  • Desistência do curso na instituição;
  • Problemas de saúde;
  • Outros motivos.

O Projeto de Lei 5510/20 dispensa os estudantes beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), até junho de 2021, do pagamento das prestações (amortização e encargos operacionais do contrato). O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Sobre o FIES

O FIES foi criado para incluir pessoas de baixa renda no ensino superior, por isso, as vagas oferecidas são bem concorridas.

A partir de 2018, o FIES possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.

Fonte: acessounico.mec.gov.br

Cancelamento FIES 2023
Imagem: Pexels

Como ativar cancelamento FIES 2023?

Aprenda como ativar o cancelamento FIES 2023, o passo a passo é simples, afinal, acontece online no portal oficial do FIES.

Antes de entender como funciona cada etapa do cancelamento, confira a sua conexão com a internet.

  • Primeira etapa: A solicitação do cancelamento do FIES acontecerá do 1º ao 15º dia do mês, então, acesse o portal em Junho e em Dezembro. Cancele o seu curso na instituição de ensino;
  • 2ª etapa: Ao acessar o cancelamento, você deve escolher a forma que deseja quitar o valor do empréstimo;
  • Terceira etapa: Vá junto com o seu fiador no Banco que é o seu agente financeiro. Dessa forma, você conseguirá realizar um novo contrato de quitação do empréstimo.
Cancelamento FIES 2023
Imagem: Pexels

Saiba que o FIES é uma oportunidade única, ou seja, se você cancelar o financiamento não poderá utilizá-lo novamente. Ao participar das inscrições, escolha um curso no qual deseja estudar até concluir.

✓ Veja mais assuntos importantes antes de cancelar:

 


Passo a passo do cancelamento FIES 2023

Aprenda a realizar o passo a passo do cancelamento FIES 2023, assim, você não comete erros.

SisFies

  • Ao acessar o portal, você deve clicar na seguinte opção “Encerramento/Cancelamento” aparecer você deve acioná-la.
  • O próximo passo será preencher os campos com os dados solicitados, então, informe o seu CPF e senha;
  • Ao concluir o preenchimento, finalize.

Ao realizar a sua solicitação de cancelamento, você terá a resposta da aprovação do mesmo. Em seguida, vá até a instituição que estuda para cancelar o empréstimo.

Ao ser realizado o cancelamento, você estará cortando laços com o FIES, afinal, não poderá contratá-lo novamente. Apenas, quite os valores das mensalidades.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Cancelamento FIES 2023: Como Cancelar o FIES? Passo a Passo!

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.