FIES e Pravaler 2023: Inscrições, Cronograma, Provas, Edital e Notas

Os programas FIES e Pravaler 2023 são ferramentas que auxiliam os estudantes a ingressarem no ensino superior. Por conta disso, separamos detalhes sobre as inscrições, cronograma, provas e edital do FIES e Pravaler 2023. Não perca e confira informações.

FIES e Pravaler 2023
FIES e Pravaler 2023

Qual a diferença do FIES e Pravaler 2023?

Tanto o FIES quanto o Pravaler são financiamentos estudantis que permitem que o aluno pague o curso após a conclusão. Entretanto, é importante lembrar, que cada um tem suas regras próprias.

Sendo assim, a principal diferença entre elas é que o FIES é do Governo Federal, enquanto o Pravaler é um financiamento privado.

Em primeiro lugar, o FIES possui três etapas que deve ser paga durante o curso um valor equivalente a R$ 150 de forma trimestral.]

Essa fase é para alunos que não conseguiram o financiamento integral. A segunda é 18 meses após a formação e a terceira é a quitação do valor referente ao curso.

Em segundo lugar, o Pravaler possui dois métodos, sendo que a primeira etapa é durante o curso, valor equivalente a uma mensalidade, porém, com desconto. A segunda etapa é paga após o término do curso.

✓ Veja também:

Imagem: Pexels

O Financiamento Estudantil permite descontos de 50% e 100%, enquanto o Pravaler proporciona redução integral. Para contratar o FIES, o aluno precisa comprovar renda equivalente a 3 salários mínimos, apresentar um fiador com renda compatível, ter realizado o ENEM.

Já para o Pravaler, o estudante precisa encontrar uma unidade conveniada e apresentar uma renda mínima equivalente a duas vezes o valor da mensalidade, além de dados cadastrais válidos, não pode ter nome inserido no Serasa.

Contudo, o FIES cobre graduação e mestrado e tem juros que variam de insituição bancária, na modalidade P-FIES. Porém, o Pravaler é estendido além da graduação, MBA e cursos técnicos de escolas conveniadas ao programa e tem juros de 0% até 2,19%.

Por ser um programa governamental, o FIES é menos burocrático que o Pravaler. Veja mais detalhes e saiba como se inscrever no FIES e Pravaler 2023.


Como se inscrever no FIES?

Para se inscrever no FIES basta entrar no site do programa e seguir os passos abaixo:

Imagem: Portal FIES
  • Vá para inscreva-se;
  • Insira os dados pedidos;
  • Informe cada etapa;
  • Envie.

É importante ficar sempre atento ao portal, pois as próximas fases conta com apresentação da documentação junto à unidade financeira escolhida.  Veja mais detalhes sobre o  FIES e Pravaler 2023.


Qual a data para o FIES 2023?

As datas podem variar a depender de cada ano. De acordo com o último calendário, os prazos são:

  • Inscrição: 08 a 11 de março
  • Resultado: 15 de março
  • Complementação das informações: 16 a 18 de março
  • Convocação da lista de espera: 16 de março a 28 de abril

As datas podem sofrer variação a depender da necessidade do programa. Entretanto, é bom informar que o FIES leva em consideração o desempenho no ENEM.

Sendo assim, as notas para o ingresso depende do desempenho na prova e varia a depender do curso e instituição. Contudo, o turno também pode interferir no valor da nota final.

✓ Veja mais informações sobre o ENEM:


Como se inscrever no Pravaler?

Para conseguir a inscrição é necessário fazer a simulação e seguir os passos abaixo:

Imagem: Pravaler
  • Vá para simulação e proposta;
  • Siga para análise;
  • Envie os documentos se aprovado;
  • O financiamento está pronto.

Para mais detalhes sobre o FIES e Pravaler 2023, continue acompanhando o nosso portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

FIES e Pravaler 2023: Inscrições, Cronograma, Provas, Edital e Notas

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.