O FIES 2023 Vai Acabar? Veja o Destino do Programa do Governo

O FIES 2023 vai acabar? Se essa for uma das suas dúvidas veja todos os esclarecimentos a seguir. Sendo assim, trouxemos dados sobre o programa, regras, regulamentos e inscrição. Se a sua dúvida é se o FIES 2023 vai acabar? Continue acompanhando o texto abaixo.

publicidade
O FIES 2023 vai acabar?
O FIES 2023 vai acabar?

Quem pode se inscrever no FIES?

O financiamento estudantil tem a principal função de garantir condições ao estudante para o acesso ao ensino superior privado. De acordo com as regras, o aluno pode se inscrever no FIES e aguardar ser convocado.

publicidade

Após a seleção é necessário apresentar documentos que serão verificados.

Sendo assim, para solicitar o financiamento estudantil é necessário que o aluno esteja matriculado em um curso em universidade privada além de comprovar renda familiar mensal de até três salários mínimos.

✓ Veja mais informações sobre o FIES:

publicidade
Imagem: Pexels

Além disso, é necessário que o aluno tenha realizado alguma edição do Enem, desde o ano de 2010 não pode ter zerado a redação e deve ter obtido pontuação mínima de 450 pontos.

publicidade

Diante disso, para se inscrever é fundamental que o aluno acesse o portal oficial e inserir os dados pedidos. 


O FIES 2023 vai acabar?

Muito especula-se sobre a continuidade do programa. Apesar de haver muitos cortes ou falta de incentivo do Governo Federal, o financiamento estudantil ainda está em vigor e as inscrições acontecem duas vezes ao ano.

Portanto, as inscrições devem ser feitas pelo site oficial através do passo a passo abaixo:

publicidade
Imagem: Portal FIES
  •  Vá para inscrição e siga para validação das informações;
  •  O Quarto e último passo é a contratação do FIES propriamente dita.
publicidade

Diante disso, o processo de validação das informações é direcionado aos alunos que participam da comissão permanente de supervisão e acompanhamento. Sendo assim, o prazo máximo estabelecido de 10 dias.

É importante lembrar que com o novo fies o aluno que comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio tem chance de não pagar o juros multas e tarefas estabelecidas pelo programa.

O Portal oficial do FIES também informa detalhes sobre boletos segunda via de proporcionar a central de atendimento de número:

publicidade
  •  0800 726 8068 opção 8 

Quem não conseguiu o FIES o que pode fazer?

Primeiramente, as pessoas que realizaram a entrega da documentação e que não foram aprovadas no financiamento estudantil podem realizar o sonho de ter na faculdade através de outros programa.

Diante disso, o Sistema de Seleção Unificada mais conhecido como SISU é uma grande porta de entrada que garante acesso aos alunos as Universidades públicas.

publicidade
Imagem: Pexels

Já o Programa Universidade para Todos os mais conhecidos como um programa que garante acesso às vagas as das universidades privadas por meio de bolsas.

O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001.

Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Fonte: Portal FIES

publicidade

Além disso, é importante lembrar que as instituições geralmente apresentam financiamento estudantil privado com regras próprias assim como bolsas de estudos integral ou parcial. 

Para mais detalhes sobre se o FIES 2023 vai acabar? Continue acompanhando este Portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

O FIES 2023 Vai Acabar? Veja o Destino do Programa do Governo

publicidade
Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.