Dívida do FIES 2023 Caduca? Consultar Situação, Juros e Renegociação

Muitos estudantes se perguntas se a dívida do FIES 2023 caduca? Por conta disso, separamos informações sobre o programa, assim como esclarecimentos sobre como funciona o cálculo e se a dívida do FIES 2023 caduca? Veja mais detalhes a seguir, não perca.

publicidade
Dívida do FIES 2023 caduca
Dívida do FIES 2023 caduca

Se não pagar, a dívida do FIES 2023 caduca?

O Financiamento Estudantil é um programa que permite que o aluno pague as mensalidade quando concluir o curso. Apesar das facilidades, muita gente se atrapalha com o pagamento das parcelas e não consegue pagar os valores mensais ficando inadimplente.

publicidade

✓ Veja também:

As pessoas que estiverem com o saldo devedor precisam realizar o pagamento dentro do prazo estabelecido pelo programa, pois além de serem acrescidos juros ao valor na mensalidade, o formando pode sofrer duas consequências:

publicidade
  • Negativação do nome;
  • Nome incluído no CADIN.

A negativação do nome acontece assim como qualquer dívida e tem o nome incluído no SERASA e caso a dívida não seja sanada a tempo, a situação pode ficar ainda pior, já que a pessoa fica impossibilitada de conseguir financiamentos, empréstimos e cartões de crédito.

Veja mais detalhes e saiba se a dívida do FIES 2023 caduca?

publicidade

Como solicitar o perdão da dívida FIES?

Apesar do nome perdão, a dívida  do FIES não é perdoada em sua totalidade, porém os descontos podem chegar até 99% em alguns casos. Outros descontos também são oferecidos a fim de que o estudante pague a inadimplência e resolva a pendência junto aos bancos.

Dívida do FIES 2023 Caduca
Imagem: Portal Educação

De acordo com o Senado, as pessoas que tiverem em débito pelo prazo de 90 dias podem conseguir 12% de desconto, desde que o pagamento seja feito à vista, sem a inclusão de tarifas extras como multas ou juros.

publicidade

Para dívidas por mais de 1 ano, o estudante pode conseguir um desconto de mais de 70%,o percentual pode chegar até 99% para as pessoas inscritas no CaDúnico e comprovem situação de vulnerabilidade econômica.

✓ Veja mais informações sobre as dívidas so FIES:

publicidade

A renegociação pode ser feita junto ao portal de FIES por alguns dos canais de autoatendimento oferecidos pelo portal.

É importante que o primeiro contato seja por meio do site do programa, já que, em sua grande maioria, conta com condições melhores para quitação da pendência dos devedores.


Tem como entrar na justiça para não pagar o FIES?

O estudante pode buscar um auxílio profissional e jurídico desde que se sinta lesado com os altos valores. Desse modo, o advogado vai recalcular a divida, assim como as multas a fim de trazer um valor mais justo ao devedor.

publicidade
Imagem: pexels

É válido mencionar que nos cursos de licenciatura ou medicina, o estudante pode abater a dívida desde que trabalhe nos locais específicos e mencionados pelo programa.

Entretanto, é fundamental que o interessado se informe no site do FIES, já que tem condições e regulamentos específicos para cada área. Saiba detalhes e veja se a dívida do FIES 2023 caduca?

publicidade

Como calcular a dívida do FIES?

O cálculo da dívida é feito pelo portal do programa que esclarece antes mesmo da adesão do financiamento o valor estimado que será pago nos próximos anos.

Contudo, o estudante precisa entender que há um tipo de financiamento em que não se cobra juros. Atualmente, uma das modalidade do FIES cobra juros equivalentes a 6,5% ao ano.

Imagem: Portal FIES
publicidade

Porém, caso o programa contratado insira juros nas mensalidades, é válido mencionar que por se tratar de taxas, o valor fica maior ao longo do tempo. A dica principal é que o endividado regularize a pendência o quanto antes.


A dívida do FIES 2023 caduca?

Existe o mito de que a dívida do FIES pode caducar, mas a resposta é não. Sendo assim, mesmo após os cinco anos o nome do devedor ainda continua na lista dos inadimplentes.

De acordo com o Serasa, o estudante devedor pode sofrer penhora dos bens, já que a dívida é vinculada ao Governo Federal. Para mais detalhes e respostas se dívida do FIES 2023 caduca? Continue acompanhando este portal.

publicidade
Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Dívida do FIES 2023 Caduca? Consultar Situação, Juros e Renegociação

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.