Taxa de Juros FIES 2023: Qual a Taxa de Juros? Modalidades do FIES

Ao usufruir do Financiamento Estudantil, você deve ficar atento à taxa de juros FIES 2023. Conforme a modalidade do financiamento, os beneficiários poderão pagar a taxa de juros FIES 2023 ou não. Hoje, vamos te mostrar como tudo funciona.

Taxa de Juros FIES 2023
Taxa de Juros FIES 2023 (Imagem: Pexels)

FIES 2023

O FIES está disponível para os candidatos que possuem o perfil exigido, se esse é o seu objetivo, então, fique atento as taxa de Juros FIES 2023.

O Financiamento é oferecido para instituições privadas, pois é um empréstimo estudantil onde você irá obter durante os períodos do curso escolhido.

✓ Veja mais informações sobre o FIES:

Taxa de Juros FIES 2023
Imagem: Pexels

Criado pelo Governo em 1999, através do FIES milhões de pessoas conquistaram o ensino superior. Para concorrer a uma vaga do Financiamento, você deve fazer a prova do ENEM nas seguintes condições:

    • Tirar 450 pontos na prova;
    • Não zerar a sua redação;
    • Possuir renda familiar de até 3 salários mínimos.

O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.

Fonte: acessounico.mec.gov.br

Modalidades e taxa de juros FIES 2023

Atualmente, o FIES conta com duas modalidades de financiamento, sendo assim, você escolher entre:

    • FIES (100%);
    • P-FIES (50%).

Os perfis de candidato da modalidade FIES são pessoas que possuem renda familiar de até três salários mínimos, veja se esse perfil se encaixa com o seu.

Na modalidade P-FIES, o estudante poderá ter renda bruta mensal de até cinco salários mínimos. Nesse caso, o Financiamento Estudantil será concedido de forma parcial, ou seja, cobrindo 50% da mensalidade do curso.

Para cada tipo de financiamento, existe um tipo de juro. Confira mais a seguir.


Como funciona a taxa de juros FIES 2023

A taxa de juros do FIES 2023 não acompanha as duas modalidades, por isso, é importante conhecer as regras. 

Aquelas pessoas que possuem até três salários mínimos por pessoa em sua casa não pagará juros do FIES, pois, estará na modalidade do financiamento total.

Durante o curso, o estudante financiado deve pagar mensalmente, o valor da coparticipação, que corresponde a parcela dos encargos educacionais não financiada, diretamente ao agente financeiro.

Fonte: Acesso Único

Imagem: Pexels

Durante todo o curso, você pagará uma mensalidade trimestral ao FIES de até R$150,00. Esse valor a ser pago é referente aos juros incidentes do Financiamento Estudantil.

Ao concluir o curso, o beneficiário terá um período de carência de 18 meses, ou seja, um ano e seis meses para começar a pagar as mensalidades do empréstimo.

Atenção: O recurso de carência do FIES só deve ser utilizado se ao concluir o curso o estudante estiver sem renda para quitar o empréstimo, fique atento!

Fases do FIES 2023

Ao conseguir uma vaga no FIES, você ainda precisará passar por três fases no processo.

    • Utilização: Haverá o pagamento do juros para quem usufrui o P-FIES;
    • Carência: Tempo de 18 meses sem pagar o empréstimo, assim, você pode conseguir uma estabilidade financeira para começar os pagamentos;
    • Amortização: Momento em que as parcelas serão definidas. A mesma varia conforme o curso escolhido.
Taxa de Juros FIES 2023
Imagem: Pexels

Ao final da carência, o saldo devedor do estudante será dividido em até 12 anos [3 x 4 anos (período financiado do curso)].

Fonte: sisfiesportal.mec.gov.br

Para conhecer melhor como o Financiamento irá funcionar para o curso escolhido, faça uma simulação!

Acesse o portal do FIES para simular o valor do empréstimo, assim como as suas parcelas.

✓ Não deixe de conferir:

 

É importante ficar bem informado sobre o FIES, além disso, você deve entender o valor que precisará pedir no empréstimo para cobrir o curso escolhido.

No momento de preencher a vaga do FIES, escolha bem o seu agente bancário, pois, ao concluir o curso o pagamento será realizado através dele.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Taxa de Juros FIES 2023: Qual a Taxa de Juros? Modalidades do FIES

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.