Como Funciona o FIES 2023: Guia Completo sobre Novo FIES e P-FIES

Você ainda não sabe como funciona o FIES 2023?! Esse financiamento estudantil pode ser obtido por quem fez o ENEM. Veja como funciona o FIES 2023, além disso, conheça as novidades do financiamento.

publicidade
Como Funciona o FIES 2023
Como Funciona o FIES 2023

Como funciona o FIES 2023?

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001 informa todas os detalhes do Financiamento Estudantil, assim, você pode conferir exatamente como funciona o FIES 2023.

publicidade
Como Funciona o FIES 2023
Imagem: Pexels

§ 6o  O financiamento com recursos do Fies será destinado prioritariamente a estudantes que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil, vedada a concessão de novo financiamento a estudante em período de utilização de financiamento pelo Fies ou que não tenha quitado financiamento anterior pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educativo, de que trata a Lei no 8.436, de 25 de junho de 1992.

Fonte: Lei nº 10.260

As inscrições ficarão disponíveis conforme o período escolhido pelo FIES. Contudo, os estudantes terão inscrições abertas duas vezes ao ano. Aproveite a oportunidade e participe das inscrições.

publicidade

O calendário atualizado é:

    • Dia 8 a 10 de fevereiro: Complementação da inscrição postergada;
    • Do dia 8 ao dia 11 de março: Período de inscrições;
    • Divulgação do resultado FIES: 15 de março;
    • 16 a 18 de março: Complementação das informações de inscrição;
    • Período de lista de espera: 16 de março a 28 de abril.

Fonte: Portal FIES

publicidade

Diferencial das faculdades do FIES

As faculdades aliadas ao FIES possuem um diferencial, pois o financiamento se preocupa com a qualidade do ensino das mesmas.

O diferencial das instituições privadas é:

    • Ser bem pontuada pelo MEC.
publicidade

Saiba que é a faculdade que decide a quantidade de vagas que serão disponibilizadas para o financiamento. Por esse motivo, há variação na quantidade de vagas em toda abertura de semestre.

✓ Veja mais informações importantes sobre o FIES:

publicidade


Como Funciona o FIES e P-FIES 2023?

A nova modalidade do FIES chegou para alcançar mais pessoas para o Ensino Superior, por isso, existem as modalidades FIES e P-FIES.

Atualmente, a taxa efetiva de juros do FIES é zero, por isso, ao abrir as inscrições rapidamente as vagas se esgotam.

publicidade

✓ Confira os posts mais acessados pelos alunos:

Como Funciona o FIES 2023
Imagem: Pexels
publicidade

Qual a diferença entre FIES e P-FIES?

O financiamento estudantil foi dividido em duas modalidades e por isso pode alcançar mais pessoas.

    • FIES: A modalidade FIES alcança todo o valor do curso escolhido pelo candidato, por isso, o juros é zero. O maior objetivo da modalidade é ingressar pessoas de baixa renda no ensino superior, mas, é necessário comprovar a situação;
  • Imagem: Pexels
    • P-FIES: A modalidade P-FIES é voltado para pessoas que possui melhores condições financeiras, o financiamento cobre apenas 50% de mensalidade do curso.

Os financiamentos concedidos com recursos do Fies, para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, terão taxa real zero de juros.

Fonte: Portal FIES

publicidade

Inscrições no FIES

Prepare-se para participar das inscrições nas modalidades FIES! A inscrição em ambas modalidades acontecerão em um único portal, mas é você quem escolhe o curso e a faculdade que deseja.

    • Acesse o portal do aluno FIES clicando aqui;
    • Agora, acesse a opção de inscrição e clique em “Entrar com GOV.BR”;
    • Informe o número do seu CPF e senha;
    • Feito isso, escolha o curso desejado conforme a modalidade escolhida e finalize a sua inscrição.

No ato de inscrição, você saberá qual a nota de corte dos cursos ofertados, assim, verá se a sua nota do ENEM alcança a mesma.

A inscrição é totalmente gratuita e é realizada de forma exclusiva pelo site oficial do FIES. Fique atento ao calendário para não perder a inscrição!

publicidade
Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Como Funciona o FIES 2023: Guia Completo sobre Novo FIES e P-FIES

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.