Caixa FIES 2023: Financiamento Estudantil (Boleto Online)

O portal Caixa FIES 2023 é o meio pelo qual os beneficiários recorrem aos boletos, assim, cumprindo com o contrato do financiamento. Veja como acessar o Caixa FIES 2023 no artigo!

Caixa FIES 2023
Caixa FIES 2023

Financiamento Estudantil

Desde 2017, o novo FIES juntamente com o Ministério da Educação, traz o financiamento estudantil. Com isso, muitos jovens que não possuem condições de pagar um curso em instituições particulares, conseguem ter acesso a graduação.

A CAIXA atua no Novo FIES como agente único, responsável pelos papéis de Agente Operador, Agente Financeiro e Gestor de Fundos Garantidores. O Novo FIES possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Fonte: caixa.gov.br

Imagem: pexels

Conforme o perfil do candidato, há duas maneiras para obter financiamento, são elas:

    • P-FIES: Financiamento parcial da mensalidade do curso conforme a renda mensal do candidato. Os contemplados deverão possui renda bruta mensal per captar maior de três salários mínimos;
    • FIES: Contemplando toda a mensalidade do curso do estudante, nesse caso, o financiamento não cobrará juros. Essa modalidade alcança perfis que recebem até três salários mínimos como renda bruta por pessoa na família.

Para ter acesso ao FIES, antes é preciso fazer o ENEM. Com a nota é possível participar das inscrições no portal oficial do FIES. A vantagens de contar com o FIES são:

    • Ingresso em uma instituição aprovada pelo MEC;
    • Juros e tarifas mínimas, no caso de estudantes com 1,5 salário o juros é zero;
    • Prazo de carência, assim, o FIES respeita suas condições de renda e dar um prazo para que você consiga se estabilizar financeiramente;
    • Formas de pagamento: O estudante poderá optar pelo boleto ou via cartão de crédito na conta corrente.

Requisitos básicos de ingresso no FIES

Para ingressar no FIES, os candidatos deverão estar cientes das regras do financiamento. Além disso, é necessário estar de acordo com as normas.

    • Poderão se inscrever no FIES: Pessoas de baixa renda, pessoas de classe média, quem realizou a prova do ENEM e candidatos que não zeraram a redação do ENEM e tiraram nota mínima de 450 pontos na prova.
Caixa FIES 2023
Imagem: pexels

✓ Confira os assuntos mais buscados pelos alunos 2023:

Verifique o seu perfil antes de participar das inscrições do FIES! Saiba que você e o fiador deverão levar os documentos certos na hora de contratar a Caixa como agente.

    • Documentos do estudante: Identidade, Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), CPF, Comprovante de residência atual, Proposta de seguro, Certidão de Casamento, se necessário;
    • Fiador: Comprovante dos rendimentos, DRI, Proposta de seguro, Identidade, CPF, Certidão de casamento (Caso seja casado), Comprovante de residência atualizado.


Portal Caixa FIES 2023

O portal Caixa FIES 2023 é completo, mas deve ser acessado pelos estudantes que optaram pela Caixa como agente financeiro.

No site, você vai encontrar: 

    • Boleto online;
    • Simulador FIES;
    • Chamada pública ação;
    • Voucher UNE.

Ao concluir o curso na instituição, você deve começar a pagar o financiamento conforme o contrato. Mas, se o candidato não tiver renda fixa para quitar o valor, a Caixa irá entrar em um acordo com o mesmo.

Algumas pessoas demoram a se estabilizar financeiramente após a conclusão da graduação. Por isso a Caixa libera o período de carência após a formação, para que o aluno comece pagar as parcelas do FIES. Durante esse período, ele poderá buscar emprego para começar os pagamentos.

O valor a ser quitado será conforme as condições financeiras do beneficiário, por isso, ele varia de um graduado para o outro.

✓ Você precisa conferir estes assuntos:


Caixa FIES 2023

Veja como imprimir o boleto Caixa FIES 2023, assim, ficando em dia com o pagamento do financiamento.

 

  • Portal Caixa FIES
  •  
    • Informe os seguintes dados: CPF, data de nascimento e código verificador;
    • Agora, clique em “Iniciar operação”.

Imprima o boleto e efetue o pagamento.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Caixa FIES 2023: Financiamento Estudantil (Boleto Online)

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.