Convocação de Candidatos da Lista de Espera do Fies 2023; Cronograma

A convocação de candidatos da lista de espera do Fies 2023 tem sido um dos assuntos mais buscados na internet. Além disso, os alunos também buscam por prazos para a realização de inscrição e não ficar de fora da convocação de candidatos da lista de espera do Fies 2023. Veja mais detalhes abaixo.

publicidade
Convocação de candidatos da lista de espera do Fies 2023
Convocação de candidatos da lista de espera do Fies 2023

O que significa estar na lista de espera do FIES?

O financiamento estudantil um programa do Governo Federal que tem a principal função de auxiliar o aluno rumo ao ensino superior privado.

publicidade

Sendo assim, após a conclusão do curso, o estudante dá início ao pagamento do financiamento estudantil que garante com que o aluno conclua o curso com juros baixos e boas formas de pagamento.

Em primeiro lugar, no processo de inscrição do FIES, o aluno insere as informações, dados pedidos na instituição, assim como o curso e o turno.

Após análise dos dados e cumprimento do calendário, o programa começa a chamada dos alunos aprovados. Estes serão direcionados às instituições financeiras a fim de comprovar os documentos exigidos junto ao Portal assim como critério renda e fiadores.

publicidade

✓ Veja também:

Em segundo lugar, os alunos que estão na lista de espera são aqueles que  cumpriram a primeira etapa do programa porém tiveram uma nota inferior aqueles que foram aprovados.

publicidade

Dessa forma, caso haja desistência, o sistema roda e acontece a chamada dos Estudantes que estão na lista de espera. Veja a seguir mais detalhes e saiba como funciona a convocação de candidatos da lista de espera do Fies 2023.


Quanto roda a lista de espera do FIES?

A lista de espera pode rodar a depender de muitos fatores. A quantidade de pessoas que se inscreveram para determinado curso ou a instituição são alguns pontos que precisam ser levados em conta quando se trata de lista de espera.

Desse modo, a  classificação do FIES busca alunos com renda bruta mensal de até cinco salários mínimos. Além disso, é necessário que tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio atingida a pontuação mínima de 450 pontos e não pode ter zerado a redação. 

publicidade
Imagem: Pexels

Assim que os resultados são liberados é disponibilizada a chamada lista de espera o que é um processo de seleção de forma automática.

É importante lembrar que para ter noção de como funciona o processo basta com que o aluno escrito entre no portal do sistema FIES e verifique a condição.

publicidade

✓ Veja mais informações importantes:

Se o aluno recebeu o título de  pré-aprovado precisa seguir os prazos determinados e levar a documentação completa para Instituição da qual foi convocado.

publicidade

Com isso, vale salientar que o financiamento estudantil geralmente não entra em contato com aluno sendo de responsabilidade do Estudante acessar o Portal oficial do programa. 

A medida que os outros alunos perderem os prazos para entrega da documentação ou tiverem a comprovação indeferida ou documentos incongruentes, os participantes da lista de espera serão chamados para apresentação dos documentos.

Dessa forma é importante mencionar que os alunos terão prazo reduzido para entrega dos documentos. Veja mais detalhes e saiba tudo sobre a convocação de candidatos da lista de espera do Fies 2023.

publicidade

Como ver minha posição no FIES?

Como mencionado acima a verificação da posição da lista de espera pode ser acessada através do portal do FIES. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

Imagem: Portal FIES
publicidade
  •  Insira o login e senha;
  •  Vá para resultados;
  •  Verifique o resultado  disponibilizado no sistema.

Confira o cronograma:

  • Complementação da inscrição postergada: 11 à13 de Janeiro;
  • Abertura das inscrições: Do dia 26 até o dia 9 de Janeiro;
  • Resultado do FIES: Dia 03 de Fevereiro;
  • Complementação das informações: Começa dia 04 de fevereiro até dia 08 de Fevereiro;
  • Período de lista de espera: Inicia no dia 04 de Fevereiro até o dia 18 de Março.

Como funciona a convocação de candidatos da lista de espera do Fies 2023?

Os alunos que foram convocados por meio da lista de espera preciso cumprir os passos determinados a fim de conseguir a vaga. Inicialmente é necessário acessar o sistema FIES para preencher as informações.

publicidade

Logo em seguida após a conclusão do cadastro o aluno convocado precisa comparecer à comissão permanente de supervisão e acompanhamento da faculdade e apresentar todos os documentos perdidos.

Imagem: Portal do Estudante

Depois da análise e da verificação das informações inseridas junto ao portal do FIES, o estudante será redirecionado a instituição financeira.

Neste momento, o aluno assim como os criadores vão ter acesso ao contrato.

publicidade

Este é o momento crucial para que haja uma conversa franca entre banco e estudante a fim de evitar possíveis conflitos e entender de fato como se dá o financiamento assim como taxa de juros e possíveis percentuais inseridos no contrato. 

Por fim, para mais detalhes sobre a convocação de candidatos da lista de espera do Fies 2023, continuar acompanhando esse Portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Convocação de Candidatos da Lista de Espera do Fies 2023; Cronograma

publicidade
Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.