Se você ainda não sabe como funciona o ENEM seriado 2024, nós te explicamos melhor ao longo desse artigo. Então, confira as regras e tudo que os estudantes precisam conferir antes de se inscrever.
O que é o ENEM seriado?
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) veio à público pela primeira vez em 2020 e desde então tem gerado questões nos estudantes. No entanto, esta seria outra maneira de avaliar os alunos que estão se formando no ensino médio em escolas de todo o Brasil.
Com esse modelo, os estudantes fariam o ENEM em três etapas. Cada etapa acontece uma vez por ano e é referente ao 1º, 2º e 3º ano do ensino médio.
Assim, no final de cada ano, o estudante que optar por fazer o ENEM seriado tem que fazer a prova referente ao ano que concluiu.
Regras do ENEM seriado 2024
O MEC não divulgou as regras específicas do ENEM seriado, no entanto, todos os estudantes do 1º ano poderiam se inscrever. A princípio, a primeira turma a concluir as três etapas da prova, seria a de 2023, com os alunos que estavam no 1º ano em 2020.
Quem optar por fazer o ENEM seriado, terá a sua média final do exame após a terceira etapa. Com o resultado em mãos, o destino do estudante pode ser os mesmos de hoje. Ou seja, ele pode usar sua nota para ingressar em vestibulares ou se inscrever nos programas do governo de incentivo estudantil.
Além disso, há outro ponto muito interessante, se o aluno não for bem no ENEM seriado, ele poderá participar do ENEM tradicional no último ano. Desse modo, é possível usar a pontuação que o estudante preferir no momento de se inscrever em programas ou participar de processos seletivos em universidades.
Qual é o conteúdo das provas?
Nos dois primeiros anos de prova, o conteúdo abordado foca em Língua Portuguesa e Matemática. Assim, há alguns conteúdos que você pode focar acerca dessas duas matérias:
- Gramática: estudo das regras e estruturas da língua, incluindo morfologia, sintaxe, semântica e fonética;
- Literatura: análise e interpretação de textos literários, estudo de movimentos literários, autores e obras importantes;
- Leitura e interpretação de textos: compreensão de diferentes tipos de textos, como narrativos, descritivos, argumentativos, poéticos, entre outros;
- Produção textual: desenvolvimento de habilidades de escrita, incluindo redação de diferentes gêneros textuais, como dissertação, carta, artigo, resenha, entre outros.
- Álgebra: equações, sistemas de equações, inequações, funções, polinômios, progressões, logaritmos, e matrizes;
- Geometria: geometria plana, geometria espacial, trigonometria, geometria analítica, e geometria das transformações;
- Análise de dados e estatística: coleta, organização e interpretação de dados, medidas de tendência central, probabilidade, e análise combinatória.
É importante destacar que este é um conteúdo para você estudar, mas que pode não cobrir toda a grade de ambas as matérias do 1º ano do ensino médio. É importante se atentar às aulas, e em caso de dúvidas consultar o seu professor.
Na terceira etapa, referente ao 3º ano do ensino médio o conteúdo do ENEM segue a mesma base do ENEM tradicional. Ou seja, aborda as diferentes áreas de estudo, divididos em quatro blocos.
- Linguagens e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Notas do ENEM seriado
Por fim, lembre-se que as notas do ENEM seriado ficam disponíveis ao final de cada etapa. Contudo, a nota só estará completa e poderá ser usada para ingresso em universidades, após a última etapa.
Com as três notas no sistema, o participante terá a sua nota elegível para s inscrever em programas como o SISU (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).