Gabarito do ENEM 2023: Gabarito ENEM 1º e 2º dia de Prova

Poucos estudantes sabem como acessar o gabarito do ENEM 2023. Em razão disso, separamos informações sobre como funciona o procedimento, como ter acesso às informações e esclarecimentos sobre o exame. Continue a leitura e saiba como funciona o gabarito do ENEM 2023.

Gabarito do ENEM 2023
Gabarito do ENEM 2023

O que é ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como um processo seletivo que proporciona o acesso dos estudantes às instituições de ensino superior.  O ENEM é conhecido como o maior vestibular do Brasil e também como o maior do mundo.

Há um total de 180 questões e uma redação de caráter discursivo argumentativo. Após a realização das provas, os estudantes podem se inscrever em programas como o Sisu, Prouni ou FIES.

O Financiamento Estudantil proporciona a possibilidade de pagamento curso após a finalização. O ProUni é o programa Universidade para Todos que proporciona bolsas integrais e parciais aos estudantes que desejam se inserir nas instituições privadas.

O Sistema de Seleção Unificada Sisu garante que os alunos possam ser inseridos nas universidades públicas. Todos os programas citados acima levam em consideração a nota de corte ou seja a menor pontuação para terminar o curso.

✓ Veja mais informações sobre o ENEM 2023:

Imagem: Wikimedia

A nota de corte pode variar a depender da destruição do turno e área escolhida. Cursos como medicina, direito e engenharia são os  que solicitam a maior nota de corte.  Veja a seguir mais detalhes saiba como acessar o gabarito do ENEM 2023  e se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio.


Quem pode se inscrever no ENEM?

Quem pode se inscrever no ENEM, são pessoas que já concluíram o ensino médio, que deseja realizar uma segunda graduação ou aqueles que ainda não cursaram a última etapa do Ensino Médio mas que desejam participar do Enem como teste.

Os chamados treineiros realizam o processo seletivo para conhecer a prova da modalidade, conteúdos cobrados e se sentirem mais preparados para o ano posterior.

O processo de inscrição acontece de forma online e os alunos que não tiverem condições para realizar o pagamento da taxa podem solicitar a isenção por meio do portal.

Imagem: Wikimedia

Nesta aba documentos oficiais assim como critério renda são levados em consideração a fim de garantir que o estudante tem direito a extensão, caso esteja em condição de vulnerabilidade Econômica. Continue acompanhando e saiba tudo sobre o gabarito do ENEM 2023.


Como se inscrever no ENEM?

Para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio é necessário seguir os passos oferecidos pelo Portal. Veja o passo a passo abaixo:

  • Clique para realizar a inscrição e preencha os dados pedidos;

 Será necessário a resposta de um questionário socioeconômico. Caso o aluno seja isento, será disponibilizado o boleto para pagamento no processo seletivo. Veja a seguir mais detalhes sobre como funciona o gabarito do ENEM 2023. 


Como acessar o gabarito do ENEM 2023?

O gabarito do ENEM pode ser acessado pelos estudantes através do portal informado acima. Com o gabarito, o aluno pode corrigir as provas. Porém é importante se atentar à cor da prova já que a ordem das questões tem a mudar. Para realizar o procedimento, basta seguir o passo-a-passo abaixo:

  •  Acesse o portal do Enem informado acima;
  •  Insira login com CPF senha;
  •  No Lado esquerdo, busque por gabaritos e cadernos de prova;
  •  Selecione a cor da prova  e  procure.

Mais informações sobre o gabarito a seguir.


Qual o prazo para liberação do gabarito do ENEM 2023? 

Muitos estudantes querem saber qual a data que será disponibilizado o gabarito do ENEM 2023. É importante lembrar que depois da realização das provas, o Inep tem o prazo de 72 horas para a liberação do gabarito oficial.

Algumas escolas e cursinhos pré-vestibulares lançam e disponibilizam gabarito extraoficial na internet. No momento da busca, o estudante vai escolher qual o dia da prova em que deseja ter acesso ao resultado.

Para mais detalhes sobre o gabarito do ENEM 2023,  continue acompanhando este portal.

✓ Confira mais informações importantes para os alunos:

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.