Um engano comum de muitos participantes do Encceja é se preocupar tanto em estudar os conteúdos das provas objetivas, que se esquece da redação e comete alguns erros bobos que podem anulá-la. Se você vai fazer o Exame se previna, veja aqui erros que podem zerar a redação do Encceja.
Provas do Encceja
As provas do Encceja são compostas por quatro provas objetivas de múltipla escolha, com conteúdos de quatro áreas de conhecimento do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, e uma redação sobre tema de atualidade definido pela banca.
Apesar da maior parte da nota do Encceja depender das questões objetivas, já que cada área de conhecimento pode render 200 pontos, e a redação só vale 10 pontos, ir bem na redação é fundamental para obter aprovação, já que para ser aprovado é preciso ter ao menos cinco pontos de nota no Encceja.
Erros que podem zerar a redação do Encceja
Como parte importante do Exame, a redação é avaliada de forma rigorosa pela banca, seguindo regras estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que se não cumpridas podem eliminar o candidato.
Para que você não correr o risco de ser reprovado na redação, preste atenção a estes erros que podem zerar a redação do Encceja:
Gênero textual
A redação do Encceja deve ser elaborada como um texto obrigatoriamente dissertativo-argumentativo, por isso redigi-lo seguindo qualquer outro tipo de gênero textual é um erro grave, que com certeza vai zerar sua prova de redação.
Tamanho do texto
Outra exigência do Inep quanto a redação é que ela tenha o tamanho mínimo de cinco linhas e máximo de 25 linhas, e escrever menos que o mínimo, ou ultrapassar o limite máximo, é outro erro que acaba anulando a redação de muitos candidatos.
Tema
A cada edição a banca define um tema para a redação de atualidade, revelado no momento da prova, sobre o qual o candidato precisa dissertar, e se o texto redigido fugir do tema proposto, a redação será automaticamente zerada.
Idioma
Um erro bobo que acaba eliminando muitos candidatos é querer parecer descolado, escrevendo em idiomas diferentes, o que só vai zerar sua prova, já que o total uso da Língua Portuguesa é obviamente obrigatório.
Letra
Ninguém é obrigado a ter uma letra bonita, mas escrever sua redação com uma letra não legível, com certeza vai reprová-lo, por isso, faça uso da folha de rascunho para redigir seu texto sem preocupação com a letra, e depois o passe a limpo, caprichando na letra, na folha oficial da redação.
Escrita informal
Outro motivo que zera muitas redações é quando o candidato se esquece que a redação do Encceja deve ser elaborada com uma escrita formal, e escreve da mesma maneira que o faz em redes sociais, com abreviaturas, linguajar inadequado e usando gírias.
Só letras e nada de cópias
A redação do Encceja é como um documento, e deve ser elaborado com uso exclusivo da escrita, qualquer tipo de desenhos ou rasuras são motivo de anulação, assim como uso de trechos não autorais (copiados).
Como fazer uma boa redação Encceja
Agora que você já conhece os erros que podem zerar a redação do Encceja, se prepare para ir bem na prova usando as cartilhas de redação disponibilizadas pelo Inep, que dão dicas e dão exemplos de boas redação.
Veja abaixo como acessar as cartilhas, e as utilize para arrasar na redação Encceja:
- Acesse o portal oficial do Inep clicando aqui;
- Em Áreas de atuação, clique em Avaliações e Exames Educacionais;
- Clique em Encceja;
- No fim da página, em Saiba mais, clique em Outros Documentos;
- Em Cartilhas, clique na adequada ao seu nível (Ensino Fundamental ou Médio);
- Pronto, agora basta procurar no documento os exemplos de boa redação.