Redação Encceja 2023: Temas Prováveis e Exemplos de Redação

Se você se inscreveu para o Encceja deste ano, é importante conhecer os detalhes da Redação Encceja 2023. Nesse sentido, ela é uma das responsáveis por deixar o diploma do Ensino Regular mais próximo de você. Portanto, venha conferir todos os detalhes sobre a Redação Encceja 2023!

Redação Encceja 2023
Redação Encceja 2023

Encceja 2023

A princípio, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja, consiste em uma prova para certificar de forma totalmente gratuita aquelas pessoas que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental ou Médio no tempo correto.

Nesse sentido, as pessoas que se encaixam nos requisitos podem se inscrever e realizar o exame que é aplicado anualmente em todo Brasil.

Desse modo, os aprovados têm direito de solicitar a certificação para conseguir o diploma. Porém antes, vamos entender o que é o Encceja 2023. Acompanhe.

✓ Veja as informações mais buscadas sobre o Encceja:


O que é o Exame do Encceja

A princípio, o exame do Encceja, é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP em parceria com o Ministério da Educação – MEC. 

Nesse sentido, os órgãos elaboram a prova que é aplicada em todo país de forma 100% gratuita. Portanto, quem realiza o exame e consegue atingir a pontuação necessária, ganha o direito de ter o diploma de formação do ensino regular.

Redação Encceja 2023
Fonte: Blog Imaginie

De antemão, o sistema funciona muito bem para quem precisou abandonar os estudos, e agora decidiu retornar para conseguir uma melhor colocação no mercado profissional. Ou ainda, ingressar na faculdade.


Provas do Encceja

A princípio, a prova acontece em um único dia. Entretanto, é dividida em duas etapas: no período da manhã e no período da tarde.

Além disso, a estrutura da prova do ENCCEJA 2023 é a mesma para o ensino fundamental e também para o médio.

Contudo, os conteúdos aplicados são diferentes. Pois cada fase possui uma grade curricular referente a cada ensino. Portanto, os candidatos terão acesso a:

  • Período da manhã: prova composta de 30 questões de Ciências Naturais e Matemática;
  • Período da tarde: prova composta de 30 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia.

Redação Encceja 2023

A princípio, os candidatos que forem realizar a prova do Encceja 2023 precisam fazer a Redação Encceja 2023, além da prova objetiva.

Nesse sentido, a redação deve seguir o padrão de texto dissertativo-argumentativo.

Redação Encceja 2023
Fonte: Click Guarulhos

Portanto, é preciso que o texto esteja muito bem fundamentado. Ou seja, precisa ter: 

  • Coesão;
  • Não ter erros ortográficos;
  • Abranger o tema proposto, entre outros aspectos.

Além disso, é importante ressaltar que a Redação Encceja precisa conter entre 25 a 30 linhas, além de um título. Desse modo, esse tipo de texto é feito com, pelo menos, 4 parágrafos.

Por fim, não deixe de ler as instruções impressas no caderno de redação para não esquecer nenhum detalhe importante.


Possíveis temas da Redação Encceja 2023

A princípio, os temas da redação Encceja 2023 são divulgados somente no dia da prova. Ou seja, assim que os candidatos já estiverem com as provas nas mãos.

Entretanto, os temas geralmente seguem assuntos recorrentes no Brasil e no mundo. Portanto, alguns possíveis temas para a redação deste ano são:

  • Impactos da pandemia da covid-19;
  • Trabalho remoto;
  • Situação política brasileira;
  • Feminicídio;
  • Religião;
Fonte: Blog Redação Nota 1000
  • Energia sustentável;
  • Diferenças culturais;
  • Saúde mental;
  • Liberdade de expressão, entre outros.

Agora que você já possui bastante informação a respeito da Redação Encceja 2023, já pode se preparar e estudar para conseguir seu diploma. Além disso, pode acompanhar exemplo de redação no vídeo abaixo:

✓ Se prepare o máximo possível para a prova:

Por fim, não deixe de acompanhar nosso blog para mais dicas sobre o Encceja 2023. Boa sorte!

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Redação Encceja 2023: Temas Prováveis e Exemplos de Redação

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.