Encceja 2023

Precisou largar os estudos, mas agora deseja o tão sonhado diploma de conclusão do Ensino Regular? Então o Encceja 2023 é perfeito para você! Nesse sentido, o famoso exame é a solução para quem precisou largar os estudos. Portanto, confira tudo sobre o Encceja 2023 neste artigo.

Encceja 2023
Encceja 2023

O que é o Encceja?

A princípio, o Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, é aplicado todos os anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, em parceria com o Ministério da Educação – MEC. 

Nesse sentido, a prova é aplicada em todo país de forma totalmente gratuita pelos órgãos. Desse modo, quem realiza o exame e atinge a pontuação necessária, consegue o direito de possuir o diploma de formação no ensino regular.

Por exemplo, a pessoa precisou estudar somente três ou quatro anos de ensino regular para conseguir o diploma de conclusão de curso do fundamental ou médio.

✓ Veja informações primordiais sobre o exame:

"<yoastmark

Inicialmente, esse sistema funciona muito bem para quem precisou abandonar os estudos e decidiu retomar. Na maioria das vezes, muitas pessoas recorrem ao Encceja para melhorar o currículo ou ingressar na universidade.

Além disso, de acordo com o relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID,  no ano de 2020 mais de 170 mil alunos deixaram os estudos. Por isso, o Encceja 2023 se torna uma ótima opção para essas pessoas.


Como realizar a prova do Encceja 2023

Se você é uma das muitas pessoas que precisou interromper os estudos, provavelmente ficou interessado em realizar o exame do Encceja 2023. Nesse sentido, saiba que será necessário seguir alguns passos.

Primeiramente, é necessário preencher os requisitos para ter direito a realizar a prova. Em seguida, o interessado deverá se inscrever para o exame do ano vigente.

Dessa maneira, continue acompanhando este post para mais detalhes e informações sobre o Encceja.


Quem pode fazer a prova do Encceja?

A princípio, antes de efetivar sua inscrição no Encceja 2023, é importante saber os requisitos exigidos pelo Inep para a realização da prova.

Desse modo, os interessados deverão:

  • Ter, no mínimo, 15 anos completos até a data da prova, caso seja para o Ensino Fundamental;
  • Ter, no mínimo, 18 anos completos até a data da prova, caso seja para o Ensino Médio.
"<yoastmark

Por fim, se você se encaixa nesses requisitos, então já pode prosseguir com sua inscrição no exame.


O que cai na prova Encceja 2023?

Em primeiro lugar, a aplicação da prova do ENCCEJA acontece em um único dia. Porém é dividida em duas etapas. São elas: no período da manhã e no período da tarde.

Desse modo, a estrutura da prova do Encceja 2023 é a mesma para o ensino fundamental e também para o médio.

Entretanto, os conteúdos aplicados são distintos. Pois cada fase possui uma grade curricular referente a cada ensino escolhido. Portanto, os candidatos farão:

  • Período da manhã (das 09h às 13h): prova composta de 30 questões de Ciências Naturais e Matemática;
  • Período da tarde (das 15h30 às 20h30): prova composta de 30 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia.

Como fazer inscrição Encceja 2023?

Se você precisou abandonar os estudos, mas decidiu que agora precisa de seu diploma do Ensino Fundamental ou Médio, então precisa se inscrever.

✓ Se prepare para a prova:

Nesse sentido, as inscrições acontecem todos os anos de forma online, e o processo é bem simples. As datas e prazos são definidos e divulgados pelo Inep e MEC. Acompanhe!

  • Primeiramente, acesse a página oficial do Encceja 2023;
  • E seguida, clique na opção “Inscrição 2023”;
  • Então, informe todos os dados solicitados pelo sistema;
  • Caso precise, o candidato pode solicitar um Atendimento Específico e/ou Especializado e Nome Social;
Encceja 2023
  • Posteriormente, escolha qual modalidade de diploma você precisa: Ensino Fundamental ou Ensino Médio;
  • Em seguida, o você deve escolher a secretaria de educação ou instituição de ensino que ficará responsável por emitir seu diploma;
  • Depois, preencha o questionário socioeconômico;
  • Por fim, finalize o processo de sua inscrição.

Pronto, sua inscrição no Encceja este ano está feita. Contudo, é importante ressaltar que você deve imprimir seu cartão de inscrição e guardá-lo consigo. Boa sorte!

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Encceja 2023

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.