Edital do Encceja 2023: Regras, Cronograma, Inscrições e Provas

Se você fez ou vai fazer o exame, precisa conhecer tudo sobre o edital do Encceja 2023! Desse modo, vamos te ensinar a acessar a plataforma e consultar todas as informações importantes do edital do Encceja 2023.

publicidade
edital do Encceja 2023
edital do Encceja 2023

Encceja 2023

A princípio, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, junto com o Ministério da Educação – MEC. 

publicidade

Nesse sentido, a prova é aplicada em todo país de forma 100% gratuita pelos dois órgãos. Portanto, quem realiza o exame e atinge a pontuação necessária, consegue o direito ao diploma do ensino fundamental ou médio.

Desse modo, a pessoa precisou estudar apenas os três ou quatro anos de ensino regular para conseguir o diploma de conclusão de curso.

"<yoastmark✓ Veja os artigos mais buscados sobre o a prova:

publicidade

De antemão, esse sistema funciona muito bem para quem precisou abandonar os estudos e agora decidiu retornar para conseguir uma melhor colocação no mercado profissional. Ou ainda, ingressar na faculdade.

Além disso, conforme o relatório recente do do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID,  só em 2020, cerca de 170 mil alunos abandonaram as escolas. Portanto, o Encceja 2023 se torna uma ótima opção para essas pessoas.

publicidade

Neste artigo, vamos explicar de que forma você pode acessar o edital da prova.


Edital do Encceja 2023

De um modo geral, o edital é algo muito importante e todos os candidatos devem ter acesso.

Nesse sentido, é comum que concursos e vestibulares divulguem com antecedência os editais. Pois dessa forma, os interessados podem verificar todos critérios e informações necessárias sobre local de prova, datas e conteúdos.

publicidade

"<yoastmark

Logo, o processo não é diferente com o edital do Encceja. Atualmente, o órgão responsável por abrir e divulgar o edital é o Inep. 

Dessa forma, o órgão disponibiliza o edital oficial na própria plataforma do exame. Além disso, qualquer pessoa, participante ou não, pode ter acesso a essas informações de forma simples.

publicidade

Informações disponíveis no edital

A princípio, por meio do edital o candidato pode conferir todas as informações pertinentes ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja 2023.

Nesse sentido, os inscritos para realizar a prova encontrarão as seguintes informações na plataforma oficial do exame:

  • Data das provas;
  • Conteúdos das provas;
  • Data das inscrições do Encceja;
  • Requisitos para realizar a inscrição;
  • Divulgação dos resultados;
  • Calendário das etapas do exame, entre outras.
publicidade

Dessa maneira, o edital do Encceja deste ano se torna um documento extremamente importante. Pois através dele os candidatos podem ter acesso a todo o regimento do exame.

✓ Veja também:

publicidade

Como acessar o edital do Encceja 2023?

A princípio, para consultar o edital da prova do Encceja, é preciso ter acesso à internet, pois o documento fica disponível no site oficial do exame. 

Assim, com passos simples e em menos de 5 minutos você terá acesso a todas informações importantes referentes ao exame deste ano.

Desse modo, acompanhe a seguir o passo a passo para acessar a página do edital:

publicidade
  • Primeiramente, acesse a página oficial do Encceja clicando aqui;
  • Em seguida, escolha o ano da edição que deseja acessar. No caso, a de 2023;
Portal do Inep
  • Então, a página irá exibir um link. Você deve clicar nele;
  • Por fim, uma nova guia será aberta para você conferir o edital completo do exame.

Quando será divulgado o edital?

Inicialmente, até o término da postagem desse artigo, o Inep não divulgou as datas para disponibilizar o edital do Encceja deste ano para os interessados.

publicidade

Contudo, a publicação do edital da edição passada foi divulgada no dia 26 de novembro. Dessa maneira, é provável que o edital de 2023 seja liberado entre os meses de novembro e dezembro de 2023.

Por fim, você pode continuar acompanhando nosso site para novas informações nos próximos meses pois nos atualizaremos as informações assim que disponível.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Edital do Encceja 2023: Regras, Cronograma, Inscrições e Provas

publicidade
Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.