Quantas Questões tenho que Acertar para Passar no Encceja?

Se você vai prestar o exame do Encceja, com certeza está se perguntando: quantas questões tenho que acertar para passar no Encceja? Pois não se preocupe, trouxemos este artigo para sanar suas principais dúvidas e esclarecer quantas questões tenho que acertar para passar no Encceja. Confira!

publicidade
Quantas Questões tenho que Acertar para Passar no Encceja?
Quantas Questões tenho que Acertar para Passar no Encceja?

Como passar no Encceja?

A princípio, o Encceja é aplicado todos os anos pelo INEP, em parceria com o Ministério da Educação – MEC. 

publicidade

Nesse sentido, a prova é aplicada em todo país de forma totalmente gratuita pelos órgãos. Desse modo, quem atinge a pontuação mínima do Encceja, consegue o direito de possuir o diploma de formação no ensino regular.

✓ Veja também:

publicidade

De acordo com dados do portal Brasil Escola, “o  Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para obtenção dos certificados do Ensino Fundamental e Médio”.

Logo, a pessoa estuda somente três ou quatro anos de ensino regular para conseguir o diploma de conclusão de ensino fundamental ou médio.

Quantas Questões tenho que Acertar para Passar no Encceja?
Fonte: Wizard
publicidade

Inicialmente, esse sistema vem funcionando muito bem para quem teve que largar os estudos, mas decidiu retomá-los agora. Geralmente, muitas pessoas recorrem ao Encceja para melhorar o currículo ou ingressar na universidade.

Além disso, de acordo com o relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID,  somente no ano de 2020, ápice da pandemia, mais de 170 mil alunos deixaram os estudos. Portanto, o Encceja é uma grande oportunidade para estas pessoas.

Agora, você deve estar curioso para saber: quantas questões tenho que acertar para passar no Encceja? Neste artigo, vamos te contar. Então, continue acompanhando:

publicidade

Quem pode fazer o Encceja?

De antemão, antes de fazer a sua inscrição no Encceja e saber quantas questões é preciso acertar, é necessário saber os requisitos exigidos pelo Inep para a realização da prova.

Desse modo, os interessados no exame devem:

  • Ter, no mínimo, 15 anos completos até a data da prova, caso seja para o Ensino Fundamental;
  • Ter, no mínimo, 18 anos completos até a data da prova, caso seja para o Ensino Médio.
publicidade

Então, se você se encaixa nesses requisitos, então já pode prosseguir com sua inscrição do Encceja e se preparar para acertar o máximo de questões possíveis na prova.


Regras para realização do Encceja

Assim como qualquer processo seletivo feito pelo Governo Federal, existem algumas regras básicas para poder participar do Encceja.

Desse modo, para participar do exame, o candidato deve estar ciente das seguintes regras:

publicidade
  • Estar em atraso com o ano escolar, então, fará a prova e com a aprovação será incluído na série avançada;
  • Ter idade mínima de 15 anos para o ensino fundamental;
  • No caso do ensino médio, o aluno deve ter no mínimo 18 anos.
Quantas Questões tenho que Acertar para Passar no Encceja?
Fonte: Diário do Nordeste

Se você se enquadra nos requisitos acima, então pode participar das inscrições e saber quantas questões tenho que acertar para passar no Encceja. Acompanhe:

publicidade

Quantas questões tenho que acertar para passar no Encceja?

Antes de saber quantas questões é preciso acertar no Encceja, é válido saber como funciona a prova e a quantidade de questões a serem respondidas.

A princípio, a estrutura das provas é idêntica para o fundamental e médio. Porém, os conteúdos cobrados mudam. Assim, os candidatos farão:

  • Período da manhã (das 09h às 13h): prova composta de 30 questões de Ciências Naturais e Matemática;
  • Período da tarde (das 15h30 às 20h30): prova composta de 30 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia.
publicidade

Caso queira, confira neste link o gabarito das provas passadas do Encceja.

Assim, apesar de não haver uma regra clara, os especialistas do Inep apontam um número de questões para passar no Encceja por aproximação. Nesse sentido, o total de cada prova é de 200 pontos e você precisa tirar 100 para passar. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Conforme professores especialistas, quem acertar mais de 15 questões com certeza tem a chance de obter nota acima de 100 pontos. Ou seja, esse é o número que você precisa acertar para passar no Encceja.

publicidade

Portanto, se planeje e estude com antecedência. Pois ao ser aprovado, você terá o direito de tirar sua certificação de conclusão do ensino regular.

Boa sorte!

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Quantas Questões tenho que Acertar para Passar no Encceja?

publicidade
Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.