Provas Anteriores do ENCCEJA: Assuntos, Questões e Gabaritos (PDF)

Se você vai fazer o exame do Encceja este ano, que tal se preparar melhor olhando as provas anteriores do ENCCEJA? Por isso, vamos te mostrar os assuntos, questões e gabaritos das provas anteriores do ENCCEJA. Confira!

Provas Anteriores do ENCCEJA
Provas Anteriores do ENCCEJA

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

A princípio, o exame do ENCCEJA ocorre todos os anos. Atualmente, ele é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP juntamente com o Ministério da Educação – MEC. 

Nesse sentido, os órgãos preparam a prova que é aplicada em todo país de forma gratuita. Portanto, quem realiza o exame e consegue atingir a pontuação necessária, tem o direito de tirar a certificação e o diploma de conclusão.

✓ Veja como estudar da forma correta para a prova:

De antemão, esse sistema funciona muito bem para quem teve que abandonar os estudos, e agora decidiu retornar para conseguir uma melhor colocação no mercado profissional. Ou ainda, ingressar na faculdade.

Provas Anteriores do ENCCEJA
Fonte: Freepik

Conforme um relatório do do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID,  de novembro de 2020, mais de 172 mil alunos deixaram de frequentar a escola. Desse modo, o ENCCEJA se torna uma ótima opção para essas pessoas.

E agora você pode ter acesso às provas anteriores do ENCCEJA! Veja como:

Como são as provas?

Primeiramente, a aplicação das provas ocorre em um único dia. Entretanto, é dividida em duas etapas. Sendo elas no período da manhã e outra no período da tarde.

Além disso, é importante ressaltar que o conteúdo das provas do Encceja são as mesmas, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio.

Contudo, os conteúdos cobrados são diferentes. Pois cada etapa possui uma grade curricular referente ao respectivo ensino. Portanto, os candidatos farão:

  • De manhã (das 09h às 13h): prova composta de 30 questões de Ciências Naturais e Matemática;
  • De tarde (das 15h30 às 20h30): proxva composta de 30 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia.

Redação do ENCCEJA

A princípio, os candidatos que forem realizar a prova do Encceja 2023 precisam fazer a Redação Encceja 2023, além da prova objetiva.

Nesse sentido, a redação deve seguir o padrão de texto dissertativo-argumentativo. Portanto, é preciso que o texto esteja muito bem fundamentado. Ou seja, precisa ter: 

  • Coesão;
  • Não ter erros ortográficos;
  • Abranger o tema proposto, entre outros aspectos.

Além disso, é importante ressaltar que a Redação Encceja precisa conter entre 25 a 30 linhas, além de um título. Desse modo, esse tipo de texto é feito com, pelo menos, 4 parágrafos.

Por fim, não deixe de ler as instruções impressas no caderno de redação para não esquecer nenhum detalhe importante.


Como ver as provas anteriores do Encceja?

Sabemos que a internet facilitou muito a vida das pessoas. Pois é possível encontrar diversos documentos e baixá-los de forma totalmente gratuita. Desse modo, é possível baixar provas, gabaritos de vários concursos. Entre eles, o ENCCEJA.

Desse modo, o Inep fornece acesso a essas provas e gabaritos em uma aba que qualquer candidato pode ter acesso grátis e de forma simples.

Provas Anteriores do ENCCEJA
Fonte: Portal Inep/ ENCCEJA

Esse acesso facilita a vida do candidato. Pois ele pode baixar as provas anteriores do ENCCEJA e aprofundar seus estudos. Assim, suas chances de tirarem nota máxima na prova aumentam.

✓ Veja mais informações importantes sobre a prova:


Download gratuito das provas do Encceja com gabarito

Como já mencionamos, você encontra as provas anteriores do ENCCEJA no portal do INEP Encceja. E você pode consultar a qualquer momento.

Desse modo, acompanhe a seguir o passo a passo de como consultar as provas antigas de forma fácil e rápida:

  • Primeiramente, acesse o site oficial do ENCCEJA clicando aqui;
  • Em seguida, clique na opção “provas e gabaritos”;
  • Então, escolho o ano da prova;
Fonte: Portal Inep/ ENCCEJA
  • Depois clique em “Prova” do nível de ensino e matéria que gostaria;
  • Por fim, será aberta uma nova guia com todas as questões da prova desse nível e ano de ensino escolhido.

Como estudar pelas provas anteriores

A princípio, mencionamos que as provas do ENCCEJA são compostas de questões objetivas e uma redação, tanto para o ensino Fundamental quanto para o Médio.

Apesar de ser uma prova com muitas questões e de um nível elevado, é imprescindível que os candidatos estudem com bastante antecedência para realizar o exame.

Portanto, uma das formas mais fáceis de fazer isso é estudar as provas antigas do ENCCEJA. Assim, o candidato tem uma noção dos tipos de questões cobradas.

Por isso, não deixe de montar seu planejamento:

  • Baixe as provas antigas do ENCCEJA;
  • Prepare seu cronograma de estudos;
  • Foque em cada uma das disciplinas;
  • Dê preferências aos assuntos mais cobrados na prova.

Boa sorte!

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Provas Anteriores do ENCCEJA: Assuntos, Questões e Gabaritos (PDF)

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.