Gabarito Encceja 2023: Respostas Oficiais da Prova do Encceja 2023

O gabarito Encceja 2023 é importante para acompanhar o resultado do processo seletivo. Separamos informações e instruções sobre como acessar as respostas oficiais da prova, passo a passo do acesso e novidades sobre o gabarito Encceja 2023.

Gabarito Encceja 2023
Gabarito Encceja 2023

O que é Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos mais conhecido como Encceja é um processo seletivo no qual garante diploma aos estudantes que não puderam concluir as etapas básicas de educação em período regular.

O INEP – Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira é o responsável pela liberação e execução das provas. O projeto foi criado em 2002 e é uma ferramenta facilitadora de acesso ao ensino superior.

Atualmente o programa é o único que garante certificação ao ensino médio, proposta que também era executada pelo ENEM antes de 2009.

Porém, após a nova reformulação do Encceja, ele passou a ser o único programa que garante acesso às novas etapas escolares.

Veja mais detalhes e saiba quem pode participar do programa.

Imagem: Portal da Educação

Veja mais detalhes sobre quem pode participar da inscrição e como acessar o gabarito deste processo seletivo.

✓ Veja mais informações sobre o exame:


Quem pode participar do Encceja?

Para participar do Encceja é preciso cumprir a faixa etária estabelecida pelo programa. O aluno que deseja certificação para ensino médio precisa ter no mínimo 15 anos.

Já o aluno que deseja certificação para ensino médio precisa ter no mínimo 18 anos. As provas existem em quatro modalidades: Modalidade regular, Encceja para o exterior, Encceja exterior PPL e Encceja ppl.

Nesses últimos casos, as provas são voltadas para as pessoas privadas de liberdade, as provas são aplicadas em uma data estabelecida pelo INEP e conta com 60 questões e uma redação valendo 10 pontos.

Fonte: Ac24horas.com

As disciplinas cobradas no ENCCEJA do ensino fundamental são: ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física, redação, história e geografia.

Já o ensino médio conta com ciências da natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias linguagens, redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A pontuação mínima para garantir o certificado é de 100 pontos. veja mais informações e saiba como acessar o gabarito Encceja 2023.


Como se inscrever no Encceja 2023?

Para se inscrever no Encceja e preciso acessar o Portal oficial do exame. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

Imagem: Portal Encceja
  •  Vá para inscrição;
  •  Escolha a modalidade desejada;
  •  Realize o envio das informações.

Muitas pessoas têm dúvidas de onde acessar o gabarito Encceja 2023  e onde conseguir as respostas oficiais do processo seletivo. Sendo assim, separamos um passo a passo a seguir sobre essas informações e onde conseguir o certificado Encceja.

As provas do Encceja obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. São aplicadas em um único dia, nos turnos matutino e vespertino.

As datas de aplicação no Brasil e no exterior são distintas, assim como as provas para pessoas privadas de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. O Exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de Redação.

Fonte: Portal Encceja


Como acessar o gabarito Encceja 2023?

O portal do Inep conta com as informações e disponibiliza as provas anteriores para que os alunos possam se preparar para os processos seletivos.

  • Acesse o portal inserido acima;
  • Escolha a opção gabarito e acesse

Em todos os procedimentos citados é preciso inserir o login e a senha para ter acesso ao sistema. Para mais detalhes, continue acompanhando este portal.

✓  Confira também:

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Gabarito Encceja 2023: Respostas Oficiais da Prova do Encceja 2023

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.