Encceja Ensino Fundamental 2023: Inscrições, Provas e Certificados

O Encceja Ensino Fundamental 2023 é um projeto que facilita o acesso ao certificado. Por conta disso, identificamos as principais dúvidas e separamos detalhes sobre as inscrições, provas, certificados e como conseguir acessar os materiais de estudo do Encceja Ensino Fundamental 2023.

Encceja Ensino Fundamental 2023
Encceja Ensino Fundamental 2023

Encceja Ensino Fundamental

Assim como existe a prova para o ensino médio, o Encceja também existe para o Ensino Fundamental e tem a principal função de proporcionar o certificado de conclusão.

Vale lembrar que a principal regra para se inscrever na prova, é ter faixa etária mínima de 15 anos.

Sendo assim, é importante mencionar que a prova disponibiliza um edital para nortear o estudante sobre os processos desde a inscrição até a realização do processo seletivo.

✓ Veja as respostas para as principais dúvidas:

Imagem: Portal Educação

Os gabaritos, assim como as provas e material de estudo conta no portal oficial do INEP.  Veja detalhes a seguir e saiba como se inscrever e o que estudar para o Encceja Ensino Fundamental 2023.


O que estudar para o Encceja Ensino fundamental?

Para realizar a prova do Encceja, você precisa estudar para as disciplinas exigidas pelo Inep que trata dos assuntos aplicados no ensino regular.

Portanto, a prova é um compilado das disciplinas, contudo, tem um total de 120 questões sendo divididas entre 60 no da manhã e 60 turno da tarde. Geralmente, as provas para ensino fundamental do Encceja são divididas em:

  •  Linguagens e códigos;
  •  Matemática;
  •  Ciências humanas;
  •  Ciências naturais.

Na matéria de linguagens e códigos, caem assuntos da língua portuguesa e estrangeira, educação artística e educação física. Já em Ciências humanas, por exemplo, há a junção das matérias história e geografia.

Acima de tudo, é importante lembrar que a o exame do Encceja a cobrança de uma redação de caráter dissertativo argumentativo.

Fonte: Encceja 2022

Assim como as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Encceja reúne as questões com junção das disciplinas ou seja uma mesma questão que não pode separar os assuntos relacionados a matemática e história por exemplo.

Por isso, veja mais detalhes e saiba tudo sobre o Encceja Ensino Fundamental 2023.


Como se inscrever no Encceja para o Ensino Fundamental?

Em suma, para se inscrever no Encceja Ensino Fundamental, é preciso acessar o Portal oficial do INEP.

Desse modo, as inscrições acontecem na modalidade online e é necessário preencher um questionário socioeconômico para realização da inscrição. Confira a seguir o passo a passo;

  •  Acesse o portal oficial do INEP para o Encceja do Ensino Fundamental clicando aqui;
Imagem: Portal Encceja
  •  Insira as informações pedidas no site;
  •  Preencha o questionário sócio-econômico;
  •  Realiza envio das questões;

 É necessário se atentar aos dados inseridos no portal. Isso porque o Encceja pode entrar em contato com o estudante e realizar envios de e-mails com informações sobre resultados ou gabaritos por exemplo.


Onde pego meu certificado do ENCCEJA?

Para solicitar a certificação do Encceja, o aluno pode realizar o processo pela internet. Por isso basta acessar o Portal do Encceja e clicar na opção ”solicitar certificado”.

Encceja Ensino Fundamental 2023
Imagem: Quero Bolsa

✓ Saiba conseguir também, o diploma de ensino médio:

Desse modo, o aluno será redirecionado e vai precisar apresentar a seguinte documentação:

  •  Certidão de nascimento ou casamento;
  •  Documento de identificação com foto;
  •  Boletim Individual com os resultados do processo seletivo;
  •  Declaração que comprove que o estudante não concluiu o ensino médio.

As provas do Encceja obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. São aplicadas em um único dia, nos turnos matutino e vespertino.

As datas de aplicação no Brasil e no exterior são distintas, assim como as provas para pessoas privadas de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.

Fonte: Portal Inep

Por fim, a declaração pode ser acessada também pelo Portal. Para mais detalhes sobre o Encceja Ensino Fundamental 2023,  continue acompanhando este site.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Encceja Ensino Fundamental 2023: Inscrições, Provas e Certificados

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.