Certificação Encceja 2023: Receber Certificado (Fundamental e Médio)

Se você fez ou vai fazer a prova do Encceja, precisa entender como funciona a certificação Encceja 2023. Dessa forma, você poderá ter em mãos o sonhado diploma de conclusão do ensino regular. Portanto, acompanhe todos os detalhes da certificação Encceja 2023!

Certificação Encceja 2023
Certificação Encceja 2023

Encceja 2023

A princípio, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, consiste em uma prova para certificar de forma totalmente gratuita aquelas pessoas que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental ou Médio no tempo correto.

Nesse sentido, as pessoas que se encaixam nos requisitos podem se inscrever e realizar o exame que é aplicado anualmente em todo Brasil.

✓ Veja mais informações sobre o ENCCEJA:

Certificação Encceja 2023
Fonte: Ac24horas.com

Desse modo, os aprovados têm direito de solicitar a certificação Encceja 2023 para conseguir o diploma.

Porém antes, vamos entender o que é o Encceja 2023. Acompanhe.


O que é o Encceja 2023?

A princípio, a prova do Encceja, é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP em parceria com o Ministério da Educação – MEC. 

Nesse sentido, os órgãos elaboram a prova que é aplicada em todo país de forma 100% gratuita. Portanto, quem realiza o exame e consegue atingir a pontuação necessária, ganha o direito de ter o diploma de formação de nível fundamental ou médio.

Dessa forma, a pessoa precisou estudar apenas os três ou quatro anos de ensino regular para conseguir o diploma de conclusão de curso.

De antemão, esse sistema funciona muito bem para quem precisou abandonar os estudos, e agora decidiu retornar para conseguir uma melhor colocação no mercado profissional. Ou ainda, ingressar na faculdade.

De acordo com um relatório do do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID,  em novembro de 2020, mais de 172 mil alunos deixaram de frequentar a escola. Desse modo, o certificado do Encceja se torna uma ótima opção para essas pessoas.


Certificado do Encceja 2023

De antemão, todos os candidatos que foram aprovados no exame do Encceja têm o direito de possuir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.

Nesse sentido, o certificado Encceja é o documento de conclusão dos estudos. Desse modo, para ter direito ao documento é necessário atingir a pontuação necessária na prova.

Certificação Encceja 2023
Fonte: Infonet

A princípio, existem dois tipos de certificação do Encceja 2023. São elas:

  • Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio: aqui, os candidatos devem passar em todas as provas e atingir a nota mínima exigida na redação;
  • Certificação de Proficiência Parcial: onde os candidatos devem passar em, pelo menos, 1 prova objetiva.

Nota mínima exigida

A princípio, os candidatos que realizaram a prova e atingiram nota mínima em cada uma das matérias, podem solicitar o certificado do Encceja 2023

De acordo com o órgão responsável, o Inep, o candidato precisa atingir no mínimo 100 pontos em cada uma das matérias que constam no exame. Além disso, a nota da redação precisa ser igual ou maior que 5,0.


Como solicitar a certificado do Encceja

Agora que você já sabe das principais informações a respeito do exame, vamos explicar como solicitar o certificado do Encceja de forma fácil!

Primeiramente, para poder receber seu certificado, você deverá escolher uma unidade certificadora para emitir o documento. Esse processo é feito no momento da inscrição para o exame.

Fonte: Governo RS

✓ Se prepare para a prova o quanto antes:

Desse modo, o aluno deverá se dirigir à instituição escolhida para solicitar sua Certificação Encceja. Lembrando que isso somente será possível com a aprovação no exame.

Por fim, não esqueça que o responsável pela emissão do documento é a instituição escolhida. Desse modo, o Inep cuida apenas da preparação e aplicação das provas.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Certificação Encceja 2023: Receber Certificado (Fundamental e Médio)

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.